Guepardo Institucional FIC FIA

Compartilhe o post:

A Guepardo Investimentos é uma gestora de recursos independente, especializada em renda variável, que teve início em 2001 como clube de investimentos e foi fundada como gestora em 2004, dando início aos fundos abertos da casa. Atualmente, a Guepardo tem aproximadamente R$ 2,5 bilhões sob gestão, segundo informações da gestora.

Time de gestão e análise: 

Octávio Ferreira de Magalhães é sócio fundador e gestor responsável pelos fundos abertos da Guepardo. Inicialmente, Octávio iniciou o clube de investimentos com capital próprio e desde 2004 exerce o cargo de gestor na própria asset.

Além de Octávio, a equipe de análise é composta por quatro analistas, que possuem diferentes senioridades. Suas respectivas experiências variam de três a quinze anos no mercado financeiro. Vale ressaltar que os principais profissionais têm passagens por casas renomadas, como GAS Investimentos, Pátria, Deutsche Bank, BR Partners, Lacan Investimentos, XP e L6 Capital Partners.

A estratégia:

O Guepardo Institucional FIC FIA é um fundo de ações long only que segue uma filosofia de investimento orientada pelo value investing. Em sua carteira, há uma relativa concentração, sendo que em média são mantidas 11 empresas. Além disso, a estratégia tem um horizonte de investimento de longo prazo. Nesse sentido, o objetivo principal é entregar retorno absoluto, focando especialmente em ações de empresas brasileiras consideradas sólidas. É importante destacar que tais empresas devem estar sendo negociadas com um considerável desconto em relação ao seu valor intrínseco para entrarem no portfólio.

Processo decisório:

O processo de análise se inicia com uma verificação do tamanho e liquidez das empresas. Esse processo visa eliminar aquelas que possam trazer risco operacional para o fundo por questões de liquidez. Posteriormente, são analisadas questões éticas e legais relacionadas aos ativos em questão. Após essa etapa, são excluídos setores considerados problemáticos. Em seguida, a análise qualitativa e de risco dos papéis é realizada com foco principal. Assim, o universo de empresas passíveis de serem investidas é reduzido a 67 empresas, todas cobertas pela equipe de análise. Como resultado do processo, o portfólio do Guepardo Institucional FIC FIA carrega, no máximo, 14 papéis.

O processo decisório é realizado de forma colegiada, em comitês de investimento, com a participação do gestor e toda equipe de análise. Caso não ocorra um consenso, a última palavra é a do Octávio.

Gestão de risco:

O fundo possui regras para concentração máxima por ativo, levando em consideração o perfil da empresa e sua saúde financeira. No entanto, considerando o melhor cenário para um papel, a posição máxima que ele pode ter no portfólio é de 25%. Adicionalmente, é válido destacar que o fundo não pode alavancar, realizar day trade ou investir no exterior.

Mercados de atuação:

TESOUROCRÉDITO PRIVADOMOEDASAÇÕESDERIVATIVOSALAVANCAGEM
XXXX
CaixaAções Brasil


Confira nossa lista completa de fundos de investimento aqui. Para acessar análises de outras estratégias, entre neste link.


A Órama Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. distribui seus produtos para pessoas físicas e jurídicas. Recomendamos o preenchimento do seu Perfil de Investidor antes da realização de investimentos. As informações constantes neste documento estão em consonância com os regulamentos dos fundos de investimento, mas não os substituem. Leia a lâmina de Informações essenciais, se houver, e o regulamento antes de investir, disponíveis no site www.orama.com.br. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA.

AS RENTABILIDADES DIVULGADAS NÃO SÃO LÍQUIDAS DE IMPOSTOS E TAAS DE ENTRADA, DE SAÍDA OU DE OUTRAS, QUANDO APLICÁVEL. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 30/06/2023.
Compartilhe o post:

Posts Similares