Aspas dos Gestores – Junho de 2023

Compartilhe o post:

O Research de fundos da Órama reuniu no Aspas dos Gestores de junho o comentário de 102 gestores de fundos de investimentos sobre os desafios dos fundos no mês de maio e as perspectivas para o mês de junho.

O documento está ordenado por gestores, em ordem alfabética, e adaptado para navegar até comentário desejado através de um clique no nome da gestora.

Panorama Geral

 O foco do mercado doméstico em maio foi a discussão do Novo Arcabouço Fiscal. O relator do texto na Câmara, o deputado Cláudio Cajado, apresentou o texto substitutivo ao projeto do governo, mantendo o cerne do original, porém, propondo algumas mudanças positivas. O substitutivo ainda sofreu mais alterações, trazendo regras mais duras, principalmente para 2024. A aprovação na Câmara dos Deputados foi por 372 votos, sendo que eram necessários apenas 257. Essa  margem folgada contribuiu para o fechamento da curva de juros ao longo do mês. Agora, o projeto está no Senado aguardando votação. 

No ambiente externo, os mercados operaram com cautela, de olho no impasse sobre o teto da dívida americana. A discussão entre o governo (democratas), que queria maior flexibilidade do teto, e os republicanos, que eram contra o aumento da dívida, tomou conta do noticiário econômico ao longo de maio. Um default da maior economia do mundo seria algo inédito e por isso tamanha expectativa para uma resolução deste imbróglio.

Para junho, o mercado continuará acompanhando a tramitação do Arcabouço Fiscal. A votação no Senado está prevista para a semana do dia 12, antes da próxima reunião do Copom (20 e 21 de junho). Para esse encontro, esperamos manutenção da Selic em 13,75%. Ainda, teremos reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), no dia 29, na qual a discussão do regime de metas de inflação será pauta. 

No exterior, o FOMC, Comitê de Política Monetária do Fed, se reunirá nos dias 13 e 14. As expectativas estão divididas entre manutenção da taxa na faixa de 5,0%-5,25% ou um aumento de 25 bps, para o patamar de 5,25%-5,50%, de acordo com o CME Group. Além disso, o desfecho do impasse da dívida deve aliviar parte da cautela nos mercados internacionais.  

Confira a lista completa de fundos de investimento disponíveis da Órama.


As informações aqui contidas são de caráter informativo, bem como não se trata de qualquer tipo de análise ou aconselhamento para a realização de investimento, não devendo ser utilizadas com esses propósitos, nem entendidas como tais. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. Os investimentos em fundos estão sujeitos a riscos específicos de mercado. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Leia o regulamento, o formulário de informações complementares e a lâmina de informações essenciais dos fundos antes de investir, disponíveis no site www.orama.com.br.

Compartilhe o post:

Posts Similares