Mapfre Small Caps FIA

Compartilhe o post:

Mapfre Small Caps FIA

A Mapfre Investimentos iniciou suas atividades em outubro de 2003 com o objetivo de administrar os recursos do Grupo Mapfre no Brasil. Porém, desde então a gestora passou a fazer a gestão dos investimentos do conglomerado e também de terceiros. Em 2006, lançou o primeiro fundo de investimento destinado aos investidores em geral, o Mapfre Inversion FIM.

A Mapfre Asset Management tem matrizes espalhadas por 26 países, totalizando 80 bilhões de euros sob gestão. O braço brasileiro possui mais de R$ 10 bilhões de ativos sob gestão (dados obtidos do Quantum) e fica ligada a diretoria geral da Mapfre. A gestora possui um portfólio completo de fundos para clientes pessoa física, jurídica e clientes institucionais.

A gestora possui diversos prêmios e foi considerada a 3ª melhor de renda variável entre 2017 e 2018 segundo as revistas Exame e Seu Dinheiro.

O diretor de investimentos que fica à frente da equipe de gestão é Carlos Eduardo Eichhorn, que fez carreira na empresa, começando como analista de risco em 2003. A equipe é composta por 17 pessoas, das quais oito fazem parte do time de gestão e análise

O Mapfre Small Caps FIA é um fundo tradicional de ações, long only e sem proteção. Ele possui a obrigação de aplicar no mínimo 85% em ações de empresas que não estejam entre as 25 maiores participações do IBrX – Índice Brasil, ou seja, ações de empresas com relativamente baixa e média capitalização de mercado. Sua carteira é composta por 15 a 20 papéis, ficando de 85 a 90% comprado, com o restante em caixa. A análise é feita de forma fundamentalista, bottom up. 

Por conta da liquidez, a gestora opta por não investir em Micro Caps, empresas de baixíssima liquidez e capitalização de mercado. Só compram papel que possui um volume de negociação acima de R$1 milhão.

Todo processo decisório é realizado em comitês de investimento de periodicidade diária. Além disso, a área de risco da gestora é a mesma área de risco da Mapfre, assim sendo, independente da gestão e com discricionariedade para zerar as posições, caso necessário. Por se tratar da área de risco de uma seguradora, isso reforça as métricas de risco da Mapfre Investimentos, uma vez que respeita às imposições da CVM e da Susep.

Adicionalmente, existe a ocorrência quinzenal de comitês de estratégia, em que diretores, economistas e estrategistas de investimentos se reúnem para traçar as estratégias de investimentos, discutir o comportamento dos mercados e analisar os fatores políticos e econômicos. O comitê conta também com a presença de matrizes da Mapfre Asset de outros países e com consultores externos, que colaboram com sugestões, opiniões e análises de cenários.

O regulamento do fundo não estipula um limite por ativo ou por setor, porém internamente não ultrapassam 15% por empresa. Uma posição acima de 7% já é considerada grande dentro da composição da carteira do fundo. 

Atualmente, a carteira está com aproximadamente 19 papéis, em que a maior posição é de 10%. Suas principais posições são Eternit, Santos BRP, Enauta, Aura 360 e Klabin.

Mercados de atuação e performance da estratégia:

TESOUROCRÉDITO PRIVADOMOEDASAÇÕESDERIVATIVOSALAVANCAGEM
XXXX
CaixaBrasil
Referência: janeiro/22

A Órama Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. distribui seus produtos para pessoas físicas e jurídicas. Recomendamos o preenchimento do seu Perfil de Investidor antes da realização de investimentos. As informações constantes neste documento estão em consonância com os regulamentos dos fundos de investimento, mas não os substituem. Leia a lâmina de Informações essenciais, se houver, e o regulamento antes de investir, disponíveis no site www.orama.com.br. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. AS RENTABILIDADES DIVULGADAS NÃO SÃO LÍQUIDAS DE IMPOSTOS E TAXAS DE ENTRADA, DE SAÍDA OU DE OUTRAS TAXAS, QUANDO APLICÁVEL. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 31/01/2021.

Compartilhe o post:

Posts Similares