Comunicado Copom – Setembro 2023

Compartilhe o post:

Comunicado Copom – 257ª reunião

DECISÃO DO COPOM

Dando continuidade ao processo de distensão monetária, o Copom reduziu em 0,50 p.p. a taxa Selic, para 12,75% a.a.A decisão dos diretores do Banco Central (BC) foi unânime e sem surpresas, uma vez que na reunião anterior o Comitê havia sido sugerido que faria esse movimento.

COMENTÁRIOS

É inegável que o cenário de inflação está mais favorável, incluindo os preços de alimentos e, principalmente, dos serviços, que normalmente são mais resilientes ao processo de desinflação.

Significativo destacar que o arrefecimento dos serviços e da média dos núcleos é uma sinalização importante de consolidação da trajetória mais benigna que o IPCA vem apresentando. Ademais, a queda dos núcleos sugere que a insistência do BC em manter sua política austera por mais tempo parece ter sido exitosa. Dessa maneira, a decisão de hoje nos parece bastante acertada.

No comunicado pós-encontro, o Comitê sinalizou que em seus próximos passos avaliará os desdobramentos da inflação, salientou o balanço de riscos como de costume, a situação da inflação global, o hiato do produto mais apertado e apontou que novas quedas acontecerão em sequência, provavelmente na mesma magnitude da de hoje, o que vai ao encontro de nossas expectativas.

Vale ressaltar que parte do mercado especula que o Copom possa acelerar as quedas a partir da reunião de dezembro. Não nos parece, contudo, que o BC vá caminhar por essa trilha, uma vez que existem algumas incertezas no horizonte, tais como o preço do barril do petróleo nos patamares atuais, que pressionam a Petrobras a reajustar combustíveis, bem como as previsões de um El Nino mais intenso até março de 2024, o que pode impactar nos preços dos alimentos.

Outro ponto importante é que o movimento do Copom é aderente com a manutenção de taxa decidida pelo FED nessa “super quarta” e indica que a estratégia de ambos está bem definida, o primeiro flexibilizando prudentemente a política monetária ainda contracionista, enquanto o segundo a mantém em terreno fortemente restritivo (e assim ficará por longo tempo).

Por fim, mantivemos nossa estimativa de Selic em 11,75% ao fim de 2023. Para o ano que vem acreditamos que a taxa terminal se situará entre 9,0% a.a. e 9,5% a.a.

Comunicado Copom – 257ª reunião


Alexandre Espirito Santo – Economista-Chefe
Eduarda Schmidt – Analista de Macroeconomia

Este material foi elaborado pela Órama DTVM S.A.. Este material não é uma recomendação e não pode ser considerado como tal. Recomendamos o preenchimento do seu perfil de investidor antes da realização de investimentos, bem como que entre em contato com seu assessor para orientação com base em suas características e objetivos pessoais. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 20/09/2023.
Compartilhe o post:

Posts Similares