Relatório de inflação – fev/22

Compartilhe o post:

O IPCA de fevereiro registrou alta de 1,01%, acima das expectativas do mercado (0,94%) e da Órama (0,93%), registrando alta de 10,54% em 12 meses.

Todos os nove grupos do índice apresentaram elevação no mês. O maior impacto (0,31 p.p.) e maior variação (5,61%) vieram do grupo “Educação”, que normalmente em fevereiro sofrem pela incorporação dos reajustes praticados no início do ano letivo e, na sequência, “Alimentação e Bebidas” contribuiu com 0,27 p.p..

Em relação ao comportamento dos preços em geral, o índice de difusão acelerou de 73,2% em janeiro para 74,8% em fevereiro. A média dos núcleos foi para 1,02%, ante 0,77 % em janeiro. A inflação de serviços teve aceleração de 0,39% em janeiro para 1,36% em fevereiro.

Projetamos o IPCA para o fim de 2022 em 6,45%. Acreditamos que hoje os principais riscos de alta venham de commodities. A volatilidade do petróleo e o reajuste dos preços dos combustíveis pela Petrobras pressionam a inflação e as medidas do governo não devem ser capazes de neutralizar toda essa alta. Além disso, quebras de safra observadas no sul do país e um aumento no custo dos fertilizantes também vão contribuir para um IPCA mais elevado. Com isso, o pico da inflação em 12 meses que prevíamos para fim do primeiro trimestre foi adiado para meados do segundo trimestre.

Alexandre Espirito Santo – Economista-Chefe
Elisa Andrade – Analista de Macroeconomia


As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.

Compartilhe o post:

Posts Similares