Decisão de Política Monetária Fed – Setembro 2023

Compartilhe o post:

DECISÃO DO FOMC

Sem surpresas, o FOMC (Comitê de Política Monetária do Fed) manteve a taxa de juros do Fed na faixa de 5,25% a 5,50%. A decisão já estava amplamente precificada pelo mercado, de acordo com o CME Group, e em linha com as expectativas da Órama.

COMENTÁRIOS

No comunicado, o Fed manteve o discurso de resiliência da economia, expandindo a um ritmo sólido, com dados de emprego apresentando desaceleração, mas ainda fortes, e com a inflação ainda alta, ressaltando que seu compromisso é trazê-la de volta para a meta de 2%.

O Comitê reforçou que o sistema bancário está sólido e resiliente, porém as condições de crédito permanecem apertadas para as famílias e comércio, com consequências ainda incertas. Nesse ponto, o Comitê permanece vigilante aos riscos inflacionários. 

Em relação à sua próxima reunião, o FOMC afirma que há necessidade de monitorar as novas informações e suas implicações sobre a economia, o que deixa a porta entreaberta para novas elevações, pouco prováveis em nossa visão. Nosso cenário é que o Comitê mantenha os juros nesse patamar até, pelo menos, 2º trimestre de 2024 caso a trajetória econômica prevista se consolide.

PROJEÇÃO ECONÔMICAS DO FED

Tradicionalmente, em reuniões alternadas, o Fed divulga suas projeções econômicas. Nessa reunião, o documento estava especialmente no foco, com o mercado atento na evolução das projeções e nas perspectivas dos dirigentes para a trajetória dos juros americanos. 

Fonte: Federal Open Market Committee

O destaque vai para a mediana das projeções de juros para o fim de 2024, que aumentou em relação à última divulgação (junho/2023), passando de 4,6% para 5,1%, indicando um patamar mais alto dos Fed Funds por mais tempo. Enquanto, para 2023, as estimativas se mantiveram em 5,6%.

Em relação à inflação (PCE inflation), as estimativas indicam 3,3% para 2023 e 2,5% para 2024. O último relatório apontava inflação de 3,2% e 2,5%, respectivamente. Contudo, o núcleo da inflação (Core PCE Inflation) apresentou desaceleração, passando de 3,9% para 3,7% em 2023.

Para encerrar, o “dot plot”, gráfico que sinaliza como pensam os membros do FOMC, ainda insunua uma possível alta para 2023, com diversos membros com o cenário de um juro no fim do ano acima da taxa atual. Esse gesto sugere que o banco central está inseguro quanto ao cenário inflacionário, o que implica, em nossa visão, juros elevados por mais tempo.


Alexandre Espirito Santo – Economista-Chefe
Eduarda Schmidt – Analista de Macroeconomia

Este material foi elaborado pela Órama DTVM S.A.. Este material não é uma recomendação e não pode ser considerado como tal. Recomendamos o preenchimento do seu perfil de investidor antes da realização de investimentos, bem como que entre em contato com seu assessor para orientação com base em suas características e objetivos pessoais. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 20/09/2023.
Compartilhe o post:

Posts Similares