Estratégia Arrojada – Novembro 2022

Compartilhe o post:

Estratégia Arrojada – Novembro 2022

Outubro foi marcado pela grande volatilidade política em torno das eleições presidenciais que, a cada notícia, refletia no mercado. No âmbito econômico, tivemos a decisão do Copom, seguindo a expectativa de manutenção da taxa em 13,75% a.a.. No comunicado, o Copom ressaltou os riscos externos e domésticos e enfatizou estar vigilante sobre se o atual nível da taxa básica de juros, mantido por período suficientemente prolongado, será suficiente para assegurar a convergência da inflação. Além disso, nossas projeções indicam que a inflação voltará ao terreno positivo, após três meses consecutivos de deflação. 

No exterior, a expectativa está em torno da decisão da taxa de juros do Fed, que acontecerá na primeira semana de novembro. A China também teve destaque no mês, com a recondução de Xi Jinping para um terceiro mandato e divulgação do PIB acima do esperado pelo mercado. Na Europa, os indicadores continuam apontando desaceleração da economia e, no Reino Unido, houve nomeação de um novo primeiro-ministro. Além disso, o BCE (Banco Central Europeu) anunciou mais um aumento de juros em 75 pontos base. 

Nesse cenário, as taxas dos títulos soberanos de 10 anos nos EUA ultrapassaram a linha dos 4% – o que não acontecia desde 2010 -, chegando a 4,25%. Em Wall Street, no entanto, as bolsas operaram com otimismo, e fecharam o mês com ganhos significativos. O ouro teve uma leve queda e o petróleo se valorizou, recuperando da forte perda do mês anterior. 

O Ibovespa também fechou no positivo, com alta de 5,45%, apesar de ter sofrido uma queda forte na última semana antes das eleições, com a cautela política no radar dos investidores. 

As criptomoedas atravessam mais um mês de alta volatilidade. O Bitcoin fechou o mês com uma valorização próxima a 6%. 

Para novembro, com a eleição tendo sido vencida por Lula, esperamos agora pela indicação da equipe de transição. Governar tendo vencido com margem extremamente apertada, de cerca de 2,1 milhões de votos, e com um congresso de centro-direita, será um desafio, porém manejável. Lula já buscou em seu discurso de vitória sinalizar que vai servir a todos os brasileiros. Esses acenos para uma pacificação do país são importantes em um contexto da população dividida e esperamos a colaboração também de Bolsonaro para a diminuição das tensões. 

Em relação aos investimentos, vimos que o mercado, de certa forma, já precificou ao longo de outubro, na bolsa e nos juros, a possibilidade de vitória de Lula. Desse modo, apesar da volatilidade, não vemos mudanças estruturais. A autonomia do BC brasileiro e a aprovação de marcos legais importantes para o desenvolvimento da infraestrutura, também nos traz tranquilidade institucional. 

O ponto-chave para melhoria das perspectivas, de forma geral, será a apresentação da nova composição da equipe econômica, assim como uma nova regra fiscal crível. Vemos que movimentos na linha de um time fiscalmente responsável serão bem recebidos. 

Ainda, como comentamos, teremos decisão monetária do Fed no dia 2 de novembro. As expectativas são de mais uma alta de juros de 75 bps, de acordo com o CME Group. Desse modo, a taxa de juros americana passaria a faixa de 3,75%-4,00%. No mês acontecerão também nos Estados Unidos as eleições de Midterm, que definirão a configuração da Câmara e de ⅓ do Senado.

A alocação para novembro da estratégia arrojada foi mantida, visto que o cenário econômico e político está dentro do que esperávamos. No entanto, reforçamos que, no curto prazo, esperamos alta volatilidade para os ativos de maior risco. Por isso, reforçamos a diversificação da carteira entre as diferentes classes e produtos que apresentamos.

Sugestões para o perfil arrojado
CLASSES DE ATIVOS%TARGET ESPERADO (12 meses)EXEMPLOS DE ATIVOS
Renda fixa pós18%> CDIÓrama Liquidez FIRF
CDB Liq Diária, BRK Financeira, 2 anos, 107% CDI, Sem rating
CRA Usina Moreno, CDI+2,75%, 30.11.2026
Tesouro Direto SELIC 2027
Renda fixa pré15%13,15%CDB BRK Financeira, 3 anos, 14,90%, Sem rating
CDB Banco Master, 4 anos, 13,65%, Fitch BBB-
Inflação5%IPCA+5,90% a.a.Empírica Lótus IPCA FIC FIM CP (IQ)
Órama Debêntures Incentivadas FI em Infraestrutura RF
CDB Banco Pine, 5 anos, IPCA + 7,05%, Moody’s BBB-
CDB BRK Financeira, 6 anos, IPCA + 8,85%, Sem rating
Debênture TBCR18 – Rodovia Transbrasiliana, IPCA + 7,50%, 25.09.2032
CRI Golden Laguetto, IPCA + 7,50%, 21.01.2030
Imobiliário10%16% a.a.Carteira de FIIs (Arrojada)
Multimercado15%CDI+4% a.a.Kapitalo K10 FIQ FIM
Absolute Vertex II FIC FIM
COE
Operações Estruturadas
Renda variável25%30% a.a.Órama Tático FIM
Absolute Pace Long Biased FIC FIA IQ
Real Investor FIC FIA – BDR Nível I
Real Investor 100 Icatu Prev Qualificado FIC FIA (IQ)
Trígono Icatu 100 FIA Prev (ESG)
Carteira Órama de Dividendos
Carteira Órama de Ações
Commodities5%0% a.a.Órama Ouro FIM
Invest. exterior5%10% a.a.IP Participações IPG FIC FIA BDR Nível I
Carteira Órama de BDRs
Criptoativos2%30% a.a.Hashdex 100 Nasdaq Crypto Index FIM
QR Blockchain Assets FIM IE (IQ)
Este material de divulgação foi elaborado pela Órama DTVM S.A.. A estratégia cima divulgada foi elaborada de acordo com o momento econômico e de mercado, congregando métricas de diversos tipos de risco, como aqueles calculados por prazo, modalidade de investimento, dentre outros, que podem mudar de tempos em tempos, inclusive a exclusivo critério da Órama. A estratégia disponibilizada não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira, assunção de riscos ou necessidades pessoais de um tipo de investidor em específico e não deve ser considerada para estes fins. Recomendamos o preenchimento do seu perfil de investidor antes da realização de investimentos, bem como que entre em contato com seu assessor para orientação com base em suas características e objetivos pessoais. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. O resultado da estratégia pode ser diferente e variar de acordo com os ativos alocados pelo investidor. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. AS RENTABILIDADES DIVULGADAS NÃO SÃO LÍQUIDAS DE IMPOSTOS E TAXAS DE ENTRADA, DE SAÍDA OU DE OUTRAS TAXAS, QUANDO APLICÁVEL. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC Leia a lâmina de Informações essenciais dos fundos, se houver, e o regulamento antes de investir, bem como informações sobre quaisquer outros produtos, quando for o caso, no site www.orama. com.br. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 31/10/2022.
Compartilhe o post:

Posts Similares