BALANÇO DO PRIMEIRO DIA PÓS-ELEIÇÃO

Compartilhe o post:

BOLSONARO AINDA NÃO RECONHECEU O NOVO PRESIDENTE ELEITO

Até as 8:00 da manhã de terça-feira, Jair Bolsonaro ainda não tinha reconhecido a sua derrota nas urnas. Aliados do presidente informaram à CNN que ele deve se pronunciar hoje, mas pretende listar o que considera possíveis irregularidades nas eleições deste ano que ajudaram a dar a vitória de Lula.

De qualquer modo, a leitura é de que o presidente acabou convencido, principalmente pela ala política, de que o melhor caminho para seu futuro político seria acatar o resultado e tentar construir uma posição de líder da oposição a Lula. (CNN)

A REAÇÃO DO MERCADO FINANCEIRO

O Ibovespa fechou em alta de 1,31%, aos 116.037,08 pontos. O dólar despencou ao longo da tarde e encerrou o dia em R$ 5,1660, registrando queda de 2,53%. E os juros futuros também recuaram. A reação do mercado financeiro nos parece uma resposta positiva à “blindagem institucional” bem sucedida que os presidentes dos demais poderes conseguiram criar. O pronto reconhecimento do resultado das urnas pelos presidentes da Câmara, Senado, TSE e STF, além de lideranças internacionais, diminui o risco de uma ruptura democrática. 

Com esse ruído mitigado, o mercado já olha para os próximos passos, como a equipe de transição e os nomes para o time da economia. 

AS PARALISAÇÕES DOS CAMINHONEIROS

Até o final da noite desta segunda foram registrados 321 pontos de bloqueios ou aglomerações em vias de 25 estados e no Distrito Federal. Segundo a PRF, 192 manifestações foram desfeitas até o início desta madrugada.

A RESPOSTA DE MORAES AOS BLOQUEIOS TEM MAIORIA FORMADA NO STF

O STF formou maioria a favor da decisão do ministro Alexandre de Moraes para que o governo adote imediatamente “todas as medidas necessárias e suficientes” para desobstruir as rodovias ocupadas por bolsonaristas em protesto pelo resultado das eleições.

Em caso de descumprimento, a decisão do STF determina multa e até afastamento e prisão em flagrante do diretor-geral da PRF (Polícia Rodoviária Federal), Silvinei Vasques, por crime de desobediência, além de uma multa de R$ 100 mil por hora a partir da meia-noite desta terça. (Folha)

TRANSIÇÃO DE GOVERNO DEVE COMEÇAR HOJE

A transição de governo já deve começar hoje, mesmo sem o reconhecimento formal da derrota de Jair Bolsonaro. O mais cotado para liderar a equipe é o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB)

O ex-governador e senador eleito Wellington Dias (PT-PI) foi escalado para levar as demandas do novo governo ao relator do Orçamento, senador Marcelo Castro (MDB-PI). Dias é um dos nomes levantados para assumir um ministério da área econômica. Também é citado para a área o deputado Alexandre Padilha (PT-SP). (Poder360 / Valor)

Lorena Laudares |  Mestre em Ciência Política 

(21) 98115-6831 –  lorena.laudares@orama.com.br

As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares