Carteira Dividendos – Novembro de 2022

Compartilhe o post:
Carteiras recomendadas Órama: Carteira Dividendos – Novembro de 2022

Neste mês de outubro a nossa carteira de dividendos teve um excelente desempenho, com 7,3% de valorização, contra um IDIV, o índice de referência, de 0,9%. Destaque para a valorização das ações da Klabin e da Wilson Sons, ambas com alta da ordem de 16%. O pior desempenho foi das ações do Bradesco, que tiveram queda de 3%. Para o mês de novembro, vamos manter a carteira inalterada.

Quer investir com segurança? Conte conosco! Clique aqui e abra a sua conta

Dados referentes ao fechamento do dia 27/out



Recomendações

Engie EGIE3

A Engie é uma empresa com foco em geração de energia elétrica, mas também com participações em distribuição e em gás natural. Desde a privatização foi excelente pagadora de dividendos, bem como excelente alocadora de capital, entrando em projetos atípicos com alta taxa de retorno e tendo sucesso consistente.

Além das boas perspectivas associadas às iniciativas recentes no mercado de gás e em eólicas, recomendamos a ação nesta carteira especialmente pelos proventos recorrentes que a companhia paga aos acionistas.


Bradesco — BBDC4

O Bradesco é um dos maiores bancos deste país, com o seu principal negócio na concessão de crédito, mas também em serviços financeiros, investment banking e seguros. O banco possui um economics razoavelmente estável, com previsibilidade nos números de curto prazo.

Optamos por colocá-lo na nossa carteira primeiramente pela relevância do business de concessão de crédito no negócio, em especial no que se refere aos clientes large corporate. Este será um dos últimos negócios a serem atacados pelas fintechs, além de se beneficiar de um fator conjuntural que é a alta da Selic. O business de seguro de saúde também deve se beneficiar dessas mesmas componentes.

Nesse preço de 1,3x valor patrimonial, o banco se mantém com um dos valuations mais atrativos do setor. Esperamos uma deterioração de longuíssimo prazo no RoE por conta de menos receita nos serviços financeiros ao varejo, mas ainda assim o papel se mantém atrativo.


Minerva – BEEF3

O momento para este setor é ótimo: a demanda internacional por alimentos não para de crescer, e por carne bovina em especial. A China ainda não conseguiu recuperar o seu plantel da gripe suína ocorrida em 2019 e o consumidor elegeu a carne de boi como substituta, puxando os preços para cima.

É claro que os preços do grão e do boi vivo subiram bastante, mas a Minerva tem registrado resultados excepcionais. Os donos da companhia sempre operaram de forma conservadora, e a expectativa não é de grandes M&As, mas sim de dividendos gordos nos próximos anos.


Wilson Sons – PORT3

A Wilson Sons é uma empresa que opera em navegação. Os maiores negócios da cia. são a operação dos portos do Rio Grande e de Salvador, bem como o mercado de navios reboque, das quais a Wilson Sons detém 50% de participação.

A empresa é centenária e atravessou momentos extremamente complicados para a navegação brasileira mantendo a sua solvência e lucratividade. As linhas de negócio, portanto, são muito resilientes, com um planejamento sólido e execução impecável. Em termos de preço, vemos upside relevante, bem como uma oportunidade de diversificação setorial desta carteira. Por estas razões, incluímos no nosso portfólio.


Klabin – KLBN11

A Klabin é tradicionalmente uma empresa produtora de embalagens, feitas com celulose de fibra longa. Nos últimos anos, tem investido pesado na produção de fibra curta, não só para venda no mercado, mas também para utilização nos seus produtos. A fibra curta é mais barata, devido ao crescimento do Eucalipto ser mais acelerado que o do Pinus.

A empresa é grande geradora de caixa e consegue aliar amplo pagamento de dividendos à crescimento robusto. O indicador de dívida neste momento está bastante controlado, devido à empresa ter finalizado recentemente mais um ciclo de crescimento.


Performance

Dados referentes ao fechamento do dia 27/out

Produto


O disclaimer da referida análise encontra-se no relatório completo disponível abaixo

Compartilhe o post:

Posts Similares