Crise Russia vs Ucrânia – 24/02/2022

Compartilhe o post:

A SITUAÇÃO NA UCRÂNIA E A INVASÃO RUSSA: Crise Russia vs Ucrânia

Na noite de ontem (23), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou uma “operação militar especial” com o discurso de proteger seu povo da região separatista de Donbass, na Ucrânia. Já foram registrados bombardeios nas principais cidades ucranianas, incluindo a capital Kiev, com baixas em ambos os lados. A deflagração de um conflito aberto no Leste Europeu traz consequências políticas, econômicas e humanitárias em escala global, mas ainda é prematuro fazer uma avaliação mais assertiva sobre esses impactos.

Um cenário de guerra, qualquer que seja a intensidade e o prazo, é péssimo nesse instante em que o mundo tenta se recuperar da pandemia de Covid-19.  

Nossa primeira análise é que o momento demanda atenção, mas sem movimentos precipitados nas carteiras. Pelo menos inicialmente, a volatilidade deve subir bastante, afetando o comportamento dos ativos de risco, como ações e criptos. Pensamos, contudo, que não é a hora de vender a qualquer preço.

As cotações do petróleo e do ouro são mais sensíveis a esse evento, com vieses de alta. As bolsas devem sofrer mais, pois ainda estão acima dos seus valuations, o que pode desencadear novas realizações de lucros.

É importante entender, agora, como reagirão os países ocidentais: se optarão pelas sanções econômicas, como já vêm sinalizando, ou por respostas bélicas.

Pelo lado econômico, a inflação é a ponta mais visível dessa crise, uma vez que os preços da energia (a maioria dependente do petróleo) serão afetados, dificultando a atuação dos bancos centrais. Muitos analistas, e até membros do Fed, pedem elevações incisivas a partir de março. Acompanharemos esses desdobramentos, dado que um cenário desfavorável para recuperação econômica tem impacto direto em todos os países, sobretudo nos emergentes.

Os especialistas ponderam que Vladimir Putin não deve conduzir um ataque sanguinário à Ucrânia, pois muitos russos moram nessas cidades. Além disso, a supremacia militar das forças russas poderiam ultrapassar as barreiras opostas rapidamente, o que abreviaria o conflito.

Por enquanto, até termos mais informações,  sugerimos cautela na exposição ao risco. Já vínhamos apontando para a boa relação risco retorno da renda fixa. Nesses momentos adversos fica ainda mais evidente a importância da diversificação das carteiras e das proteções.

Crise Russia vs Ucrânia – Órama – Equipe de Estratégia


As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.

Compartilhe o post:

Posts Similares