Relatório de inflação

Compartilhe o post:

O IPCA de novembro registrou alta de 0,95%, abaixo das expectativas do mercado (1,12%), acumulando elevação de 10,74% em 12 meses, mesmo nível anotado em dezembro de 2015. A projeção da Órama era de +1%.

Sete dos nove grupos do índice apresentaram elevação no mês. A maior variação e o maior impacto vieram do grupo “Transportes” (0,72 p.p. e 3,35%, respectivamente), sendo responsável por 76% do resultado do mês. O grupo “Alimentação e bebidas”, um dos vilões, e “Saúde e Cuidados Pessoais” surpreenderam ao registrar deflações no mês, muito causadas pelas promoções da Black Friday em lanches e artigos de perfumaria.

Em relação ao comportamento dos preços em geral, o índice de difusão desacelerou no período, de 66,8% para 63,1%, o que é bom sinal. A média dos núcleos recuou para 0,58%, de 0,97% em outubro, o que reflete comportamento mais benigno da composição dos preços gerais.

Acreditamos que a inflação caminhe agora para estabilidade, em torno de 10,15% no final do ano, assim permanecendo pelo primeiro trimestre de 2022, com leve viés de baixa. Vemos com bons olhos as perspectivas positivas para safras e queda do preço do petróleo, com provável impacto favorável nos combustíveis, alinhada a baixa demanda de consumo.

Alexandre Espirito Santo – Economista-Chefe
Elisa Andrade – Analista de Macroeconomia


As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.

Compartilhe o post:

Posts Similares