Relatório PIB – 3º Trimestre

Compartilhe o post:

COMENTÁRIO

O PIB do 3º trimestre de 2021 registrou variação negativa de 0,1%, na trajetória das expectativas da Órama (-0,3%). O número de abril a junho foi revisado para -0,4%, de -0,1%. No acumulado em quatro trimestres o indicador acumula alta de 4%.

O principal – e surpreendente – motivo para essa retração foi a Agropecuária, que recuou 8% na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. Esse resultado se deveu principalmente por alguns itens da agricultura, que tiveram contração na pesquisa de estimativa de produção anual, bem como pela pecuária, que também apresentou redução no trimestre em análise.

Em relação aos demais setores, a Indústria apresentou estabilidade, com queda em todos seus componentes, com exceção da Construção.

Por outro lado, Serviços acelerou 1,1%, puxado especialmente pela atividade de Outros Serviços.

Demais dados relevantes, que merecem destaque, foram a taxa de investimento, que atingiu 19,4%, e a de poupança, com 18,6%. Antes da divulgação do número do terceiro trimestre, o IBGE rotineiramente revisa, de forma abrangente, as últimas divulgações e seus números. Destaca-se a diferença de 0,2 p.p. da revisão do PIB de 2020, que saiu de -4,1% para -3,9%.

A despeito de conceitualmente o país ter entrado em recessão técnica, com dois semestres consecutivos de contração no PIB, consideramos exagero tal hipótese. Nossa percepção é que estamos num momento de acomodação da atividade, ainda muito influenciada por vetores contracionistas, como a inflação elevada, juros em ascensão e desemprego alto. Pesam favoravelmente a vacinação, que gera maior confiança da população em retornar ao consumo, com impactos positivos sobre o setor de serviços.

Com a incorporação do novo número, revisamos marginalmente nossas projeções para o ano de 2021, de 5,0% para 4,8%. Para 2022, a projeção da Órama foi revisada de 0,5% para 0,7%.

Alexandre Espirito Santo – Economista-Chefe
Elisa Andrade – Analista de Macroeconomia


Este relatório foi elaborado pela ÓRAMA DTVM S.A. (“Órama”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins do artigo 1o na Resolução CVM 20/2021. As informações contidas neste relatório têm caráter meramente informativo e não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. As informações, opiniões, estimativas e projeções contidas se referem à data de sua elaboração e/ou divulgação, bem como estão sujeitas a mudanças, não havendo obrigatoriedade de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão. As projeções constantes neste documento poderão ter resultados significativamente diferentes do esperado. Recomenda-se a análise das características, prazos e riscos dos investimentos antes da decisão de compra ou venda. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido, não podendo a Órama e/ou o(s) envolvido(s) na elaboração deste relatório serem responsabilizados por qualquer perda direta ou indireta decorrente da utilização do seu conteúdo, cabendo a decisão de investimento exclusivamente ao investidor. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio e expresso consentimento da Órama. Telefone Ouvidoria 0800 797 8000. Para informações sobre produtos e serviços acesse o site www.orama.com.br. As informações deste relatório estão atualizadas até 01/09/2021.

Compartilhe o post:

Posts Similares