Vendas no Varejo – Junho 2023

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As vendas no varejo restrito ficaram estáveis na comparação mensal de junho, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE. O resultado veio acima do antecipado pelos analistas, que previam recuo de 0,2%, variando entre -0,7% e +1,4%. Na comparação com junho do último ano, houve avanço de 1,3%, acima da mediana (0,9%) das expectativas, que oscilavam entre -0,4% e 2,1%.

Em relação às vendas no varejo ampliado (PMC-A), que incluem vendas de veículos, materiais de construção e atacado alimentício, houve expansão de 1,2% ante maio. Neste confronto era esperado uma queda de 0,1%, com um piso de -1,0% e 2,2%. Já em relação ao último ano, a PMC-A subiu 8,3%, superando o teto das expectativas (6,8%), que tinham mediana de 5,5% e piso de +3,2%.

No trimestre, o comércio restrito recuou marginalmente (-0,2%) na comparação com o primeiro trimestre do ano. Enquanto em relação ao segundo trimestre do último ano houve uma expansão de 3,5%. Já o comércio ampliado teve crescimento de 1,7% e 6,2%, respectivamente. 

Dentre as atividades monitoradas pela pesquisa, quatro das oito apresentaram queda na margem. Os recuos vieram de Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-3,7%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,9%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria mostrou crescimento (-0,7%) e Combustíveis e lubrificantes (-0,6%). Na outra ponta, Tecidos, vestuário e calçados (1,4%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,3%), Livros, jornais, revistas e papelaria (1,2%) e Móveis e eletrodomésticos (0,8%) apresentaram alta.

Dentre os grupos na PMC-A, Veículos, motos, partes e peças teve alta de 8,5%, impulsionado pelo programa de desconto para automóveis pelo governo, que incentivou a maior venda no segmento no período. Já Material de construção recuou 0,3%. Houve uma reformulação da PMC a partir do início do ano, e o varejo ampliado inclui, agora, o segmento de atacado alimentício, como uma nova atividade investigada. Não há, contudo, ainda divulgação de dados individuais para a série ajustada sazonalmente.

Em nossa visão, a leitura vem em linha com o cenário já traçado, de uma trajetória de desaceleração da atividade, impulsionada pelos juros altos, que influenciam, principalmente, o mercado de crédito. O resultado levemente acima do antecipado foi induzido pela venda de veículos no mês, um movimento pontual motivado por incentivos governamentais. Entendemos, no entanto, que o alívio da inflação e a queda dos juros, devem ajudar a uma recuperação no setor no curto prazo. Reforçamos nossa projeção de leve recuo do PIB no 2º trimestre e consolidado de 2,1% em 2023.

Alexandre Espirito Santo – Economista-Chefe
Eduarda Schmidt – Analista de Macroeconomia

Para ver as outros indicadores macroeconômicos, acesse nossas projeções.


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