Relatório de inflação – abr/22

Compartilhe o post:

Relatório de inflação – abr/22: O IPCA de abril registrou alta de 1,06%, acima das expectativas da Órama (0,94%) e do consenso de mercado, acumulando alta de 12,13% em 12 meses.

Oito dos nove grupos avançaram no mês. A maior variação (2,06%) e o maior impacto (0,43 p.p.) vieram de Alimentação e Bebidas. Essa alta foi puxada, principalmente, pelo aumento dos preços dos alimentos no domicílio. Na sequência, Transportes contribuíram com 0,42 p.p. e alta de 1,91%, com o avanço do preço dos combustíveis. Esses dois grupos foram responsáveis por cerca de 80% da inflação do mês. P. Por outro lado, Habitação retraiu 1,14%, já que os preços da energia elétrica caíram no mês.

Com relação ao comportamento dos preços em geral: o índice de difusão acelerou de 77,5% em março para 78,25% em abril. A média dos núcleos foi para 0,89% ante 0,87 % em março. I. A inflação de bens industriais seguiu em 1,22% e a de serviços acelerou de 0,46% para 0,66%.

Projeção para 2022

Alteramos a projeção do IPCA para o fim de 2022 de 8,4% para 8,6%. Hoje os principais riscos de alta vem de combustíveis e alimentos. Esperamos que a inflação tenha atingido o pico de 12,1% em abril e que a partir de maio se inicie o processo de desinflação.

Alexandre Espirito Santo – Economista-Chefe.
Elisa Andrade – Analista de Macroeconomia.

Relatório de inflação – abr/22.

As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.

Compartilhe o post:

Posts Similares