Capitânia Credprevidência Icatu FIC FIRF CP

Compartilhe o post:

Capitânia Investimentos: longevidade e experiência

A Capitânia Investimentos, gestora independente fundada em 2003, carrega um longo histórico de navegar através do mar de oportunidades e riscos de Crédito Privado, principal especialidade do time. Com R$ 26,5 bilhões de ativos sob gestão e atuação nos mercados de crédito, imobiliário e infraestrutura, a gestora tem uma série de estratégias em funcionamento.

Os 19 anos de história de atuação no mercado brasileiro fez com que a Capitânia se tornasse um dos players mais longevos dentro do universo de crédito brasileiro. Apesar de ter uma longa história, os últimos 5 anos da gestora foram mais expressivos em crescimento e, atualmente, contam com mais de 300 mil investidores em seus fundos. Além disso, as estratégias previdenciárias também tiveram amplo crescimento e mais de 1⁄3 dos ativos sob gestão estão dedicados a esse tipo de fundo, como o Capitânia Credprevidência Icatu FIC FIRF CP que será abordado à frente. 

Time de Análise e Gestão

O time da Capitânia conta com 14 profissionais dedicados às estratégias dos fundos e, em média, possuem 9 anos de experiência na Capitânia. No geral, há um baixo nível de rotação entre os profissionais da casa, o que ajuda a fortalecer a sinergia e entrosamento do time.  

Ricardo Quinteiro, coordenador da Capitânia, é um dos principais sócios-fundadores da casa. Foi Diretor do BofA de 1999 até 2003, onde coordenou as atividades de tesouraria e mercado de capitais. Além disso, antes da sua passagem pelo BofA, foi VP do Banco ING, operador de ações e derivativos no Pactual e iniciou sua carreira no Citibank e Lloyds no Brasil. 

O principal gestor dentro da célula de Crédito Privado é Arturo Profili, outro sócio-fundador da Capitânia. Arturo conta com longa experiência no nosso mercado, tendo trabalhado no ING Barings Bank de 1996 até 1999 e no Bank of America (BofA) de 1999 até 2003. Depois de sair do banco, começou o negócio de gestão de recursos que encontra-se à frente até hoje. 

A estrutura de gestão de Crédito Privado capitaneada por Arturo conta com seis analistas que possuem ampla experiência e uma variedade de backgrounds de atuação. 

Um fundo de previdência para navegar no Crédito Privado

O time de gestão citado acima é responsável por uma das estratégias previdenciárias da casa, o Capitânia Credprevidência Icatu FIC FIRF CP, um fundo de renda fixa conservador e que é focado em ativos de crédito privado.

Os principais ativos explorados pela estratégia são Debêntures, FIDCs, FIIs, Letras Financeiras, CRIs e Títulos Públicos Federais, por exemplo. Há uma parcela relevante do fundo dedicada à gestão do caixa, o que gera de base o retorno do CDI e diminui a volatilidade da carteira. Além disso, a carteira é majoritariamente composta de ativos pós-fixados com baixo risco de crédito. O objetivo de retorno da carteira é CDI + 0,75%. 

Um ponto interessante de destacar é a consistência da Capitânia em selecionar ativos com baixo risco de crédito. Ao longo dos 19 anos de história da gestora, entraram em mais de 1000 operações e saíram de 700, contendo cerca de 300 em andamento. Das 700 que saíram, apenas 5 tiveram eventos de crédito, ou seja, não houve o pagamento da dívida pelo emissor do título. Como a Capitânia gosta de entrar em operações de dívidas com garantias robustas, o Loss Given Default – considerado o quanto perdem pelo não pagamento levando em consideração uma taxa de recuperação dos ativos – foi muito baixo nesses eventos. 

Além disso, para qualquer operação entrar em carteira é necessário ter aceitação unânime no comitê de crédito, o que garante mais robustez no escrutínio dos ativos elegíveis ao portfólio.  

A gestão do risco de crédito feito pelo time se dá sobretudo através da diversificação do portfólio. Cada título ou fundo que o Capitânia Credprevidência tem em carteira gira em torno de 0,5% do patrimônio líquido do fundo. Com isso, caso tenham algum problema no título de dívida, provavelmente o impacto na carteira será pequeno.

Uma recomendação para você

Uma casa com uma longa expertise dentro do universo de crédito privado brasileiro e um fundo diversificado, pós-fixado e voltado para ativos com baixo risco de crédito, como o Capitânia Credprevidência, representam características importantes de um fundo conservador para compor a parcela de renda fixa da sua carteira. 

Na atual conjuntura, há uma expectativa de manutenção da Selic (taxa básica de juros da economia brasileira) no patamar de 13,75% até 2023. Com isso, acreditamos que há como obter um bom retorno com um risco relativamente baixo no curto prazo, pois os ativos em carteira são majoritariamente atrelados ao CDI. Em adição, apesar do retorno de curto prazo ser atrativo, para o longo prazo a estratégia é uma boa opção para compor a parcela mais defensiva da carteira, pois buscará entregar um retorno acima do CDI com baixa volatilidade.

Rentabilidade do Capitânia Credprevidência FIC FIRF CP vs. CDI:

Desde 2017, quando a estratégia foi criada, o fundo entrega um retorno de 50%, enquanto o CDI, que é seu benchmark, gerou 37% de retorno.

Fonte: Quantum Axis. Referência: de 31/08/2022.

Confira outras recomendações de fundos de investimento aqui.


Disclaimer:

Este documento é distribuído pela ÓRAMA DTVM S.A. (“Órama”), estando em conformidade com a Instrução CVM nº 598/2018 (“ICVM 598”). O(s) analista(s) de valores mobiliários Matheus da Costa Lamah – CNPI EM 2895 é(são) o(s) signatário(s) da(s) análise(s) descrita(s) no presente documento e se declara(m) inteiramente responsável(is) pelas informações e afirmações contidas neste material. O(s) analista(s) envolvidos na elaboração deste documento declara(m) que as recomendações eventualmente contidas no relatório refletem única e exclusivamente sua opinião pessoal sobre o(s) ativo(s) analisado(s) e foi(ram) elaborado(s) de forma independente, inclusive em relação à Órama.

Parte da remuneração do(s) analista(s) é proveniente dos lucros da Órama como um todo e, consequentemente, das receitas oriundas de transações realizadas pela Órama. A Órama pode ter atuado como instituição intermediária e/ou participante de oferta pública de valores mobiliários de emissão de uma ou mais [companhias/fundos] citadas neste relatório nos últimos 12 meses. Todas as informações utilizadas na(s) análise(s) contida(s) neste documento foram redigidas com base em informações públicas de fontes consideradas fidedignas. Embora tenham sido tomadas todas as medidas razoáveis para assegurar que as informações contidas no presente documento não são incertas ou equívocas no momento de sua publicação, a Órama e o(s) seu(s) analista(s) não respondem por sua veracidade. As informações contidas no presente documento têm propósito meramente informativo, não se constituindo em uma oferta de compra ou de venda de qualquer ativo. As informações, opiniões, estimativas e projeções eventualmente contidas se referem à data de sua elaboração e/ou divulgação, bem como estão sujeitas a mudanças, não havendo obrigatoriedade de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão. Ainda, as opiniões a respeito de compra, venda ou manutenção dos ativos objeto ou a ponderação de tais ativos numa carteira teórica expressam o melhor julgamento do(s) analista(s) responsável(is) por sua elaboração, porém não devem ser entendidos por investidores como recomendação para uma efetiva tomada de decisão ou realização de negócios de qualquer natureza.

Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades pessoais de um investidor em específico, não possuindo qualquer vinculação com o perfil do investidor (suitability) e não devendo ser considerado para este fim. Antes de tomar qualquer decisão de investimento, a Órama aconselha que o investidor entre em contato com o seu assessor para orientação financeira com base em suas características e objetivos pessoais, bem como recomenda o preenchimento do seu perfil de investidor. Operações com o(s) ativo(s) objeto das análises podem não ser adequadas ao perfil do investidor. Rentabilidade prevista ou passada não é garantia de rentabilidade futura. As projeções eventualmente constantes neste documento poderão ter resultados significativamente diferentes do esperado. Recomenda-se a análise das características, prazos e riscos dos investimentos antes da decisão de compra ou venda. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido, não podendo a Órama e/ou o(s) analista(s) envolvido(s) na elaboração deste material serem responsabilizados por qualquer perda direta ou indireta decorrente da utilização do seu conteúdo, cabendo a decisão de investimento exclusivamente ao investidor. As condições de mercado, o cenário macroeconômico, dentre outras condições, podem afetar o desempenho do(s) ativo(s) objeto da análise deste documento. Fica proibida a reprodução ou redistribuição deste material para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio e expresso consentimento da Órama.

Compartilhe o post:

Posts Similares