Vantagens da Previdência e o Real Investor 100 Icatu

Compartilhe o post:

Recentemente, o time de fundos da Órama emitiu um relatório de recomendação de um dos fundos de ações Long Only mais consistentes do Brasil, o Real Investor FIC FIA – BDR Nível I. Em paralelo, a versão previdenciária da estratégia já fazia parte da composição de fundos recomendados.

Com isso, além de destacar abaixo alguns benefícios de contratar uma previdência privada, também trago alguns dos pontos que nos fazem recomendar o Real Investor 100 Icatu Prev Qualificado FIC FIA, a versão previdenciária citada anteriormente.

Como a Previdência Privada pode ajudar você:

  • Nos fundos cambiais, multimercado e renda fixa há a incidência do come-cotas – um provisionamento de IR cobrado nos meses de maio e novembro sobre os rendimentos do período. Os fundos previdenciários não têm tributação de rendimentos na forma de come-cotas, fazendo com que o pagamento do rendimento seja apenas no resgate. 

Além disso, na previdência privada o mínimo de IR que conseguimos chegar é de 10%, enquanto nos fundos de investimento é de 15%. 

  • Em relação à sucessão patrimonial, a previdência privada também tem suas vantagens, pois há a facilidade de transmissão dos recursos aos beneficiários indicados no plano e isenção do ITCMD (em quase todos os Estados). Com isso, quem utiliza a previdência privada visando uma sucessão patrimonial tem mais agilidade na liberação dos recursos, menos gastos com honorários advocatícios e despesas judiciais e os recursos não entram em inventário.
  • Há a possibilidade de diferimento do Imposto de Renda caso você faça declaração completa e contribua com até 12% da sua renda tributável anual para um plano PGBL, podendo descontar esse valor contribuído, dentro do limite de 12%, da base de cálculo. 
  • Facilidade na portabilidade entre fundos, pois não há a cobrança de imposto de renda na mudança. Nos fundos de investimento “padrões” você teria que resgatar de um para aplicar em outro. Na Previdência Privada não há essa preocupação.
  • Atualmente, com a mudança nas regras de previdência, é possível acessar os fundos previdenciários que replicam as estratégias dos principais gestores de fundos do Brasil.

Aproveitando o último ponto sobre a possibilidade de ter em carteira a versão previdenciária dos melhores fundos do Brasil, a estratégia de ações Long Only da Real Investor é um desses exemplos. Na foto abaixo, é possível perceber que as performances da previdência privada e do fundo de investimento são tão parecidas que é difícil perceber que são dois gráficos em representação.

Fonte: Quantum Axis

A estratégia Real Investor 100 Icatu

Como gosto de destacar com certa frequência, nos últimos anos a indústria brasileira de fundos foi um campo fértil para o nascimento de diversas gestoras e fundos. Esse ambiente – que é extremamente competitivo – também foi responsável por fazer com que muitos fundos deixassem de existir ao longo do tempo.

Tendo isso em vista, é difícil encontrar fundos que são relativamente longevos e com histórico de performance consistente acima da média. A Real Investor e sua estratégia Long Only combinam essas duas características de tempo de vida e performance consistente. 

A história do fundo Real Investor FIC FIA – BDR Nível I, que tem como veículo previdenciário o Real Investor 100 Icatu, teve início como um Clube de Investimentos capitaneado por Cesar Paiva, fundador da casa e gestor da estratégia. Fruto da uma admiração à filosofia seguida por Warren Buffett, o “value investing” (investimento de valor), Cesar busca comprar empresas brasileiras que têm bom histórico, boas perspectivas à frente, rentáveis em relação ao capital empregado e com bom time de gestão dirigindo o negócio. Em média, a quantidade de ações no portfólio do fundo gira em torno de 20, sendo uma carteira relativamente diversificada, e são concentradas na economia brasileira. 

O time segue um processo que já é praticado há mais de 10 anos, no qual o analista tem um checklist específico para analisar a empresa e não deixar passar nenhum ponto importante sobre o case. Indo além desse processo, sempre há um analista que atua como contraponto ao caso apresentado. Ao estressar ao máximo a tese, acabam gerando mais robustez na tomada de decisão e evitam potenciais vieses de um único analista. 

Como resultado da disciplina à filosofia de investimento de valor, ao processo de investimentos e da qualidade do time, o fundo tornou-se destaque entre os pares da categoria no Brasil.

Performance histórica da estratégia Long Only

Apesar da rentabilidade passada não representar garantia de rentabilidade futura, o longo histórico de retornos consistentes da estratégia Long Only da Real Investor imprime a qualidade do time na seleção de empresas para fazer parte do portfólio, o que é replicado na previdência privada. Já que a previdência é extremamente aderente à estratégia original, praticamente sem mudanças em relação as duas carteiras, também podemos levar em consideração o histórico de rentabilidade da estratégia Long Only para avaliar o potencial da previdência privada. 

Desde o início, o fundo Real Investor FIC FIA – BDR Nível I acumula uma rentabilidade de 345,10%, enquanto o Ibovespa acumulou 72,51%*. Em análises de janelas móveis de 5 anos, o fundo entregou, em média, 187,81% de retorno e teve como retorno mínimo e máximo 44,12% 442,14%, respectivamente. O Real Investor 100 Icatu Prev Qualificado FIC FIA ainda possui um breve histórico de rentabilidade, sendo seu início em junho de 2021, mas no longo prazo acreditamos que o time de gestão continuará exercendo uma seleção diligente, de qualidade e que gera bons retornos para aqueles que estão alinhados com a filosofia de valor da Real Investor.

Observação: a performance abaixo tem como referência o dia 25/08/2022 e representa a performance da estratégia Real Investor FIC FIA – BDR Nível I, replicada pela Previdência Privada.

Confira outros relatórios de Previdência Privada aqui


Disclaimer:

Este documento é distribuído pela ÓRAMA DTVM S.A. (“Órama”), estando em conformidade com a Instrução CVM nº 598/2018 (“ICVM 598”). O(s) analista(s) de valores mobiliários Matheus da Costa Lamah - CNPI EM 2895 é(são) o(s) signatário(s) da(s) análise(s) descrita(s) no presente documento e se declara(m) inteiramente responsável(is) pelas informações e afirmações contidas neste material. O(s) analista(s) envolvidos na elaboração deste documento declara(m) que as recomendações eventualmente contidas no relatório refletem única e exclusivamente sua opinião pessoal sobre o(s) ativo(s) analisado(s) e foi(ram) elaborado(s) de forma independente, inclusive em relação à Órama.  Parte da remuneração do(s) analista(s) é proveniente dos lucros da Órama como um todo e, consequentemente, das receitas oriundas de transações realizadas pela Órama. 

A Órama pode ter atuado como instituição intermediária e/ou participante de oferta pública de valores mobiliários de emissão de uma ou mais [companhias/fundos] citadas neste relatório nos últimos 12 meses. Todas as informações utilizadas na(s) análise(s) contida(s) neste documento foram redigidas com base em informações públicas de fontes consideradas fidedignas. Embora tenham sido tomadas todas as medidas razoáveis para assegurar que as informações contidas no presente documento não são incertas ou equívocas no momento de sua publicação, a Órama e o(s) seu(s) analista(s) não respondem por sua veracidade. As informações contidas no presente documento têm propósito meramente informativo, não se constituindo em uma oferta de compra ou de venda de qualquer ativo. As informações, opiniões, estimativas e projeções eventualmente contidas se referem à data de sua elaboração e/ou divulgação, bem como estão sujeitas a mudanças, não havendo obrigatoriedade de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão. Ainda, as opiniões a respeito de compra, venda ou manutenção dos ativos objeto ou a ponderação de tais ativos numa carteira teórica expressam o melhor julgamento do(s) analista(s) responsável(is) por sua elaboração, porém não devem ser entendidos por investidores como recomendação para uma efetiva tomada de decisão ou realização de negócios de qualquer natureza. 

Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades pessoais de um investidor em específico, não possuindo qualquer vinculação com o perfil do investidor (suitability) e não devendo ser considerado para este fim. Antes de tomar qualquer decisão de investimento, a Órama aconselha que o investidor entre em contato com o seu assessor para orientação financeira com base em suas características e objetivos pessoais, bem como recomenda o preenchimento do seu perfil de investidor. Operações com o(s) ativo(s) objeto das análises podem não ser adequadas ao perfil do investidor. Rentabilidade prevista ou passada não é garantia de rentabilidade futura. As projeções eventualmente constantes neste documento poderão ter resultados significativamente diferentes do esperado. Recomenda-se a análise das características, prazos e riscos dos investimentos antes da decisão de compra ou venda. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido, não podendo a Órama e/ou o(s) analista(s) envolvido(s) na elaboração deste material serem responsabilizados por qualquer perda direta ou indireta decorrente da utilização do seu conteúdo, cabendo a decisão de investimento exclusivamente ao investidor. As condições de mercado, o cenário macroeconômico, dentre outras condições, podem afetar o desempenho do(s) ativo(s) objeto da análise deste documento. Fica proibida a reprodução ou redistribuição deste material para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio e expresso consentimento da Órama.

Compartilhe o post:

Posts Similares