Títulos Prefixados: a oportunidade é agora!

Compartilhe o post:

Direto ao ponto:

  • O atual patamar da Selic (13,75%), com perspectiva de que o Banco Central inicie o recuo da taxa de juros em agosto e termine o ano em 12%, faz com que os títulos prefixados se tornem bastante atrativos
  • Nesse momento de inversão da trajetória do juros, a oportunidade é dupla: é possível travar taxas elevadas e também, com a expectativa de fechamento ainda maior da curva e há possibilidade de ganhos de capital no secundário antes do vencimento.
  • Com a redução de parte das incertezas com a apresentação do arcabouço fiscal e o posicionamento firme sobre a independência do Banco Central, a curva de juros já fechou 50 bps no vértice mais curto e cerca de 200 bps no intermediário e mais longo em apenas dois meses, como indica o gráfico abaixo:
  • Esse movimento deve ser ainda mais intensificado caso o texto substitutivo do Arcabouço Fiscal tenha critérios mais rígidos para as sanções no caso de descumprimento das metas, o que o torne mais crível.
  • Além disso, dados de  inflação que indiquem uma trajetória sólida de desaceleração dos preços, também ajudariam o BC a reduzir de forma mais rápida os juros diminuindo, ainda mais, as taxas disponíveis para os títulos públicos e privados.
  • No início do ano era possível encontrar taxas prefixadas acima de 16% a.a.. Contudo, com o fechamento que observamos, hoje, os papéis bancários se encontram com taxas próximas a 14% a.a. para alguns prazos.
  • Para os papéis do Tesouro, acima de 1 ano, as taxas já ficam abaixo de 12% a.a., sendo marcados a mercado diariamente e com o benefício da liquidez.
  • Vale ressaltar que essas taxas não devem durar tanto tempo, visto que o cenário é de melhora do risco fiscal e acomodação dos preços, o que contribui para um fechamento ainda mais forte da curva de juros.
  • A projeção Órama para a Selic no fim do ano é de 12%. No Boletim Focus, 2024 termina com a taxa em 10%, 2025 em 9% e para 2026 o mercado já antecipa um recuo para 8,75%.
  • Assim, travar altos rendimentos, de mais de dois dígitos para o médio prazo, se caracteriza uma ótima oportunidade que em breve não veremos mais.
Este material foi elaborado pela Órama DTVM S.A.. Este material não é uma recomendação e não pode ser considerado como tal. Recomendamos o preenchimento do seu perfil de investidor antes da realização de investimentos, bem como que entre em contato com seu assessor para orientação com base em suas características e objetivos pessoais. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 16/05/2023. 

Compartilhe o post:

Posts Similares