Estratégia Arrojada – Dezembro 2022

Compartilhe o post:

Estratégia Arrojada – Dezembro 2022

Em novembro, as atenções ficaram na formação do novo governo e o desenrolar da PEC de Transição. A cada notícia o mercado reagia, resultando em uma alta expressiva nos juros futuros, de mais de 200 bps nos vértices mais longos. 

No exterior, tivemos reunião de política monetária do Fed no início do mês, com aumento de 0,75p.p. na taxa de juros, como era antecipado pelo mercado. O Banco Central americano, no entanto, está dando sinais que quer diminuir o ritmo de aperto monetário nas próximas reuniões. Na Europa, tivemos a divulgação da ata do Banco Central Europeu (BCE), que indicou um tom hawkish da instituição. 

As bolsas de Wall Street continuaram a trajetória de alta vista desde o último mês, acumulando ganhos próximos a 3%. Enquanto o petróleo despenca cerca de 10% e o ouro tem valorização de 7%.

No Brasil, as incertezas fiscais e a expectativa pela nomeação dos ministros do próximo governo repercutiram negativamente na bolsa. O Ibovespa acumula queda de 4,4% em novembro. 

As criptomoedas passaram por mais um mês de alta volatilidade. O Bitcoin atingiu o patamar de 16 mil pontos, com desvalorização de 20% no mês.

Em dezembro teremos a última reunião do Copom do ano, nos dias 6 e 7, que espera-se manter a Selic em 13,75%. Além disso, o FOMC se reunirá para definição da taxa de juros americana, que o mercado aguarda alta de 50 bps, de acordo com o CME Group. O BCE também terá reunião para definição da taxa de juros do bloco europeu. 

De Brasília, esperamos a aprovação da PEC da Transição com a definição do valor e do prazo do rombo no teto dos gastos. Além disso, a composição da equipe econômica e a nova regra fiscal não estão claras. A Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2023 também precisa ser apreciada e tudo isso antes do recesso parlamentar, que vai do dia 22 de dezembro a 02 de fevereiro.

Com isso, a alocação para dezembro foi alterada. O risco fiscal, com a abertura dos juros, levam a um cenário incerto para a bolsa. Desse modo, reduzimos em 5% a exposição em fundos imobiliários e também em renda variável. Ainda, alteramos a parcela de cripto para 1%. Os valores foram alocados em pós-fixado, para podermos ter liquidez e fazer mudanças rápidas no caso do cenário mudar.

Sugestões para o perfil arrojado
CLASSES DE ATIVOS%TARGET ESPERADO (12 meses)EXEMPLOS DE ATIVOS
Renda fixa pós29%> CDIÓrama Liquidez FIRF
Root Capital High Yield FIC FIM CP IQ
CDB Liq Diária, BRK Financeira, 2 anos, 107% CDI, Sem rating
CRA Usina Moreno, CDI+2,75%, 30.11.2026
Tesouro Direto SELIC 2027
Renda fixa pré15%14,30%CDB Banco BMG, 3 anos, 15,39%, Fitch A
CDB BRK Financeira, 5 anos, 17,00%, Sem Rating
Inflação5%IPCA+6,95% a.a.Empírica Lótus IPCA FIC FIM CP (IQ)
Órama Debêntures Incentivadas FI em Infraestrutura RF
CDB BRK Financeira, 5 anos, IPCA + 8,87%, Sem Rating
CDB Banco Fibra, 6 anos, IPCA + 7,65%, Fitch BBB+
CRI Golden Laguetto, IPCA + 7,50%, 21.01.2030
Imobiliário5%16% a.a.Carteira de FIIs (Arrojada)
Multimercado15%CDI+4% a.a.Kapitalo K10 FIQ FIM
Absolute Vertex II FIC FIM
COE
Operações Estruturadas
Renda variável20%30% a.a.Órama Tático FIM
Absolute Pace Long Biased FIC FIA IQ
Real Investor FIC FIA – BDR Nível I
Real Investor 100 Icatu Prev Qualificado FIC FIA (IQ)
Trígono Icatu 100 FIA Prev (ESG)
Carteira Órama de Dividendos
Carteira Órama Top Picks
Commodities5%0% a.a.Órama Ouro FIM
Invest. exterior5%10% a.a.IP Participações IPG FIC FIA BDR Nível I
Carteira Órama de BDRs
Criptoativos1%30% a.a.Hashdex 100 Nasdaq Crypto Index FIM
QR Blockchain Assets FIM IE (IQ)
Este material de divulgação foi elaborado pela Órama DTVM S.A.. A estratégia cima divulgada foi elaborada de acordo com o momento econômico e de mercado, congregando métricas de diversos tipos de risco, como aqueles calculados por prazo, modalidade de investimento, dentre outros, que podem mudar de tempos em tempos, inclusive a exclusivo critério da Órama. A estratégia disponibilizada não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira, assunção de riscos ou necessidades pessoais de um tipo de investidor em específico e não deve ser considerada para estes fins. Recomendamos o preenchimento do seu perfil de investidor antes da realização de investimentos, bem como que entre em contato com seu assessor para orientação com base em suas características e objetivos pessoais. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. O resultado da estratégia pode ser diferente e variar de acordo com os ativos alocados pelo investidor. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. AS RENTABILIDADES DIVULGADAS NÃO SÃO LÍQUIDAS DE IMPOSTOS E TAXAS DE ENTRADA, DE SAÍDA OU DE OUTRAS TAXAS, QUANDO APLICÁVEL. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC Leia a lâmina de Informações essenciais dos fundos, se houver, e o regulamento antes de investir, bem como informações sobre quaisquer outros produtos, quando for o caso, no site www.orama. com.br. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 29/11/2022.
Compartilhe o post:

Posts Similares