Estratégia Moderada – Abril 2023

Compartilhe o post:

Estratégia Moderada – Abril 2023

Março foi um mês marcado por muita volatilidade aqui e no exterior. A expectativa acerca do novo arcabouço fiscal e as incertezas sobre o sistema bancário global dominaram os noticiários. 

A regra que limita os gastos públicos não foi apresentada antes da reunião do Copom, como era planejado inicialmente, e o investidor aguarda esse texto para conseguir olhar para um horizonte mais estendido. 

Lá fora, após a falência do Silicon Valley Bank (SVB), nos EUA, instaurou-se um temor mundial de possível contaminação para todo o sistema financeiro. O Fed agiu rapidamente, garantindo todos os depósitos, e não só os US$ 250 mil, assegurados pelo Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), equivalente americano do nosso Fundo Garantidor de Créditos (FGC). 

No entanto, o receio continuou com outros bancos, como o Credit Suisse, que também apresentaram fragilidades. Novamente, as autoridades monetárias e outras instituições financeiras agiram para evitar o contágio e maiores consequências. 

Em meio a essas tensões, os BCs em suas reuniões asseguraram que o sistema financeiro está sólido e resiliente e enfatizaram que a maior preocupação é em trazer a inflação de volta para a meta. Na Europa, o BCE subiu em 50 bps a taxa, enquanto no Reino Unido e nos EUA as autoridades aumentaram em 0,25 p.p.

Por aqui, o Copom manteve a Selic em 13,75%, como já era precificado pelo mercado. Apesar de um comunicado duro, o tom da Ata foi um pouco mais conciliador, destacando a importância de convergir a inflação e as expectativas, principalmente de longo prazo, de volta para a meta.

No mercado acionário americano, os principais índices caminham para fechar em leve alta. O ouro tem alta significativa, de cerca de 8,4% em março. Enquanto o dólar tem leve queda em relação ao real. 

No Brasil, o Ibovespa segue para fechar próximo a estabilidade, após recuperação próxima a 5% na última semana do mês, acumulando desvalorização de mais de 5% no ano.  

Para abril, o foco do mercado doméstico estará na apresentação e tramitação do novo arcabouço fiscal. Uma proposta crível é essencial para reduzir as expectativas de inflação, o que poderia aliviar a pressão sobre a política monetária. Contudo, antecipamos volatilidade ao longo do mês, conforme a negociação no Congresso for acontecendo.

Para a estratégia de março mantivemos a mesma alocação, acompanhando o cenário econômico e político. Salientamos a importância da diversificação dos ativos entre classes e produtos. Ressaltamos, em especial, a boa relação risco-retorno na renda fixa nesse momento.  

 

Este material de divulgação foi elaborado pela Órama DTVM S.A.. A estratégia cima divulgada foi elaborada de acordo com o momento econômico e de mercado, congregando métricas de diversos tipos de risco, como aqueles calculados por prazo, modalidade de investimento, dentre outros, que podem mudar de tempos em tempos, inclusive a exclusivo critério da Órama. A estratégia disponibilizada não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira, assunção de riscos ou necessidades pessoais de um tipo de investidor em específico e não deve ser considerada para estes fins. Recomendamos o preenchimento do seu perfil de investidor antes da realização de investimentos, bem como que entre em contato com seu assessor para orientação com base em suas características e objetivos pessoais. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. O resultado da estratégia pode ser diferente e variar de acordo com os ativos alocados pelo investidor. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. AS RENTABILIDADES DIVULGADAS NÃO SÃO LÍQUIDAS DE IMPOSTOS E TAXAS DE ENTRADA, DE SAÍDA OU DE OUTRAS TAXAS, QUANDO APLICÁVEL. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Leia a lâmina de Informações essenciais dos fundos, se houver, e o regulamento antes de investir, bem como informações sobre quaisquer outros produtos, quando for o caso, no site www.orama. com.br. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 30/03/2023.
Compartilhe o post:

Posts Similares