Cosan – Aquisição de fatia da Vale abriu oportunidade.

Compartilhe o post:

Cosan

Agronegócio

Aquisição de fatia da Vale abriu oportunidade.

Cosan acumula queda, com perspectiva de dividendos reduzida.

No dia 7 de outubro, a Cosan anunciou a sua estrutura para aquisição de até 6,5%. Deste valor, 1,5% foram comprados à vista e o restante está associado a duas estruturas de derivativos firmadas com bancos. Para superar o patamar de 5% da empresa, a Cosan precisará de autorização do CADE. A estrutura conta também com um financiamento bancário, vinculado à uma fatia dos dividendos pagos pelas subsidiárias Compass (detentora da Comgás) e Raízen. O papel sofreu queda forte posterior ao anúncio, mas já recuperou um pedaço dessa queda.

Racional da operação ainda não é 100% claro.

Vemos a Vale como um ativo altamente gerador de caixa e com excelente potencial para pagamento de dividendos. O negócio é bem defendido e intensivo em capital. Apesar disso, o negócio é cíclico, oferecendo muitos altos e baixos no meio do caminho. Ainda não está claro para o mercado qual o potencial de sinergia entre as companhias. A Cosan argumenta acerca do potencial da Vale como um player fornecedor de insumos essenciais para a transição energética, mas não esclarece a tese de investimento de forma mais detalhada. Salientamos ainda que a Cosan, através da Rumo, é o maior operador ferroviário do Brasil. O negócio de minério de ferro tem uma componente logística muito pronunciada, e este pode ser um dos pontos de sinergia.

Recomendamos compra no papel.

A Cosan é uma excelente companhia, das mais consolidadas do país, sendo grande expoente do agronegócio. O portfólio de negócios é diversificado e possui sinergia razoável. Ometto teve grande sucesso nas suas iniciativas no passado, e não vemos razão para ser diferente desta vez. Com isso, recomendamos compra no papel, que apesar de não negociar a múltiplos baratos, oferece ainda um potencial relevante de apreciação.

Quer investir com segurança? Conte conosco! Clique aqui e abra a sua conta.


Disclaimer disponível no relatório completo. Acesse o documento clicando no link abaixo.

Compartilhe o post:

Posts Similares