Octante FIC FIM CP IE

Compartilhe o post:

Octante FIC FIM CP IE

Fundada em 2008, a Octante é uma gestora de recursos, focada em investimentos em crédito privado, formada por uma equipe de profissionais com ampla experiência no mercado local e internacional. O AUM da casa está aproximadamente na faixa de 480 milhões de reais, conforme  dados do site da ANBIMA.

William Trosman é sócio fundador e faz parte da equipe de gestão e análise econômica. Com mais de 40 anos no mercado financeiro, foi sócio fundador da Mauá Investimentos, diretor do Credit-Suisse, responsável pela área de distribuição e trading de renda fixa doméstica na América Latina. Antes disso, foi head-trader do Banco Nacional, ING Bank e Bankers Trust.

A estratégia está sob a gestão de Laszlo Lueska, gestor com mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro. Laszlo é responsável pelas estratégias de crédito soberano, corporativo LATAM e cupom cambial da Octante Capital. Anteriormente, Laszlo trabalhou por 3 anos e meio em áreas técnicas do setor industrial (Procter & Gamble, Plastic Omnium e CHP).

A equipe de análise e gestão conta com mais três analistas de crédito e de empresas e um economista com passagens pela Sul América, Bradesco e Fator Corretora. A equipe da Octante é 100% dedicada à gestão desta estratégia. 

O Octante FIM CP IE é um fundo de gestão ativa em títulos de crédito corporativos negociados no exterior (bonds) e soberanos de instituições da América Latina, com viés para Brasil, através de uma distribuição de risco de 70% destinado à Brasil e 30% para LATAM. A meta de retorno é de CDI + 2%, com uma volatilidade do fundo é de 2 a 4%. Vale ressaltar que todos os bonds comprados no exterior são hedgeados, e portanto, o resultado do fundo não carrega a oscilação cambial das moedas estrangeiras.

O fundo busca a geração de alpha, através do monitoramento da exposição direcional, do prazo médio da carteira  e da exposição à qualidade creditícia. Além disso, os ganhos podem ser provenientes dos retornos das proteções contra a alta da taxa de juros americana e aproveitando oportunidades pontuais do mercado. 

A gestora conta com um sistema proprietário de risco que auxilia a equipe de investimentos nas tomadas de decisão, aliando análises fundamentalista e quantitativa e realizando o monitoramento de liquidez dos mercados pelos fluxos de negociação. Além dos limites de alocação por país, o fundo possui limites de risco de 40% por setor, de 15 a 7,5% por emissor, dependendo da classificação de risco, e um máximo de 20% do PL em títulos com emissão inferior a 300 milhões de dólares.

As tomadas de decisão partem da análise macroeconômica em conjunto com a construção de possíveis cenários e tendências. Em seguida, aprofundam-se na análise micro, visando determinar os setores de atuação, assim como, analisar o crédito e acompanhar o desempenho financeiro e estrutural das instituições. Todas as decisões de investimento são tomadas no comitê de investimento, que conta com a participação dos integrantes da equipe de gestão, análise e risco.

Em proporções geográficas, o portfólio do fundo está exposto 77,7% a títulos Brasil, 16,8% a México e 5,5% a Chile. 

Os setores que o fundo mais investe são equivalentes de caixa, financeiro, materiais básicos, energia e consumo não cíclico e atualmente, a duration média é de 4,4 anos, superando a sua meta de retorno proposta para o fundo.

Mercados de atuação e performance da estratégia:

TESOUROCRÉDITO PRIVADOMOEDASAÇÕESDERIVATIVOSALAVANCAGEM
XXX
LFTBrasil, México e Chile
Referência: fevereiro/22

A Órama Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. distribui seus produtos para pessoas físicas e jurídicas. Recomendamos o preenchimento do seu Perfil de Investidor antes da realização de investimentos. As informações constantes neste documento estão em consonância com os regulamentos dos fundos de investimento, mas não os substituem. Leia a lâmina de Informações essenciais, se houver, e o regulamento antes de investir, disponíveis no site www.orama.com.br. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. AS RENTABILIDADES DIVULGADAS NÃO SÃO LÍQUIDAS DE IMPOSTOS E TAXAS DE ENTRADA, DE SAÍDA OU DE OUTRAS TAXAS, QUANDO APLICÁVEL. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 28/02/2022.

Compartilhe o post:

Posts Similares