Análise Copom – Março 2022

Compartilhe o post:

Desfalcado de dois diretores, que aguardam a sabatina do Senado, o Copom do Banco Central elevou, na segunda reunião de 2022, a taxa Selic para 11,75% a.a., o maior patamar desde 2017.

Diante de um ambiente desafiador de inflação, agravado pela guerra entre Rússia e Ucrânia, a elevação de 1 p.p é a  nona consecutiva., e foi em linha com a expectativa da maior parte do mercado.

No comunicado pós reunião, o Comitê enfatizou os riscos que estão sobre a mesa, notadamente aqueles provenientes do conflito no Leste Europeu. Prova de sua preocupação é que, diferentemente do usual, a diretoria do Banco Central decidiu adotar um cenário alternativo, com a premissa de que os preços do barril de petróleo encerrarão o ano em U$ 100, passando a aumentarem 2% ao ano a partir de janeiro de 2023.

Como de hábito, o Copom dá ênfase às incertezas em relação ao lado fiscal, o que compromete as expectativas. No entanto, como o balanço de riscos permanece com assimetria altista, os diretores consideram que a política monetária deve prosseguir em “território ainda mais contracionista”, embora ressaltem que o momento é de serenidade para avaliar a duração dos impactos sobre os preços das commodities.

Entendemos que parte significativa dos choques de preços em curso, provenientes da forte alta do barril no mercado internacional, pode se dissipar em médio prazo, especialmente se tivermos uma solução diplomática para o conflito, hipótese que vem sendo costurada nos últimos dias. O Copom enfatiza, contudo, que se o quadro atual persistir, implicando que esses choques perdurem por tempo maior, estará pronto para estender o tamanho do ciclo de aperto.

Por fim, assim como o Fomc do FED, que na data de hoje também elevou suas taxas em 0,25 p.p. e contratou o ritmo de alta nas próximas reuniões em igual magnitude, o Comitê sugeriu seu próximo movimento, de elevação de mesmo valor (1 p.p.) para o encontro de maio. A Selic indo para 12,75% nos parece ser o fim do atual ciclo de alta.

Alexandre Espirito Santo – Economista-Chefe

Elisa Andrade – Analista de Macroeconomia

Faça download para baixar o relatório em pdf.

Compartilhe o post:

Posts Similares