Vivara – Polêmica com o fundador chama atenção e puxa o papel.

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Vivara

VAREJO

Polêmica com o fundador chama atenção e puxa o papel.

Crescimento de top line já é esperado.

A Vivara apresentou mais um trimestre positivo em termos de top-line. A Receita Líquida da companhia atingiu R$ 778 milhões, com crescimento de 20,8% ano a ano. A marca tem atingido níveis altos de vendas nas mesmas lojas (Same Store Sales, ou SSS), reflexo da maturação das lojas abertas nos últimos anos. Nas lojas físicas, o SSS foi de 11,8%. O canal digital tem aumentado a sua participação, já respondendo por 17,3% das receitas da Vivara. A marca Life vem sendo a maior responsável pelo crescimento da empresa, com 19 lojas abertas no trimestre, contrastando com somente 3 aberturas na marca Vivara.

Redução de margem puxada por aumento de despesas.

Em termos de rentabilidade, a Vivara teve um aumento de 19,3% no lucro bruto, puxado evidentemente pelo aumento no volume vendido. Em termos de margem, tivemos uma margem bruta de 70,8%, uma leve redução de 80 bps. Nas despesas, tivemos aumento substancial de 25,5%, que acabou diluindo o impacto do volume na geração de caixa. Finalmente, a geração de caixa, conforme medida pelo Ebitda, foi de R$ 200 mi, um aumento relevante de 13%, mas ainda aquém do que foi observado em termos de volume.

Queda no lucro, mesmo com operacional alto.

Em termos de endividamento, a Vivara opera praticamente sem dívida, com um caixa líquido de R$ 33 milhões. O investimento no trimestre foi de R$ 39 milhões, representando uma alta de 24% na comparação anual. Apesar da alta robusta, o patamar do investimento está razoável, e vemos um retorno ainda adequado sobre o capital investido. Apesar do operacional satisfatório, a Vivara teve uma redução de 8,6% no seu lucro líquido, fechando o trimestre no patamar de R$ 144 milhões. Aqui na Órama vemos a Vivara como um bom investimento. Uma empresa com um negócio previsível, que traz resultados consistentes e apresenta um crescimento bastante relevante, ainda com muito espaço para expansão. Vemos um upside moderado, condizente com o perfil de volatilidade da empresa e do papel.

O elefante na sala.

Tivemos ao longo da semana passada o anúncio da volta do fundador Nelson Kaufman como CEO da empresa. A notícia foi uma surpresa para o mercado, e foi mal recebida pelo mesmo. O mercado sempre viu a Vivara como referência em estratégia e execução, e o tom desta troca era de mudanças profundas na companhia. Nesta segunda feira, foi anunciada a desistência deste plano, com a colocação do atual CFO da Vivara como CEO, passando a mensagem de continuidade na gestão. Optamos por manter inalterada a nossa recomendação de compra, vendo nesta queda uma oportunidade para entrada no papel.

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