Carteira Top Picks – Fevereiro de 2024

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Carteiras recomendadas Órama: Carteira Top Picks – Fevereiro de 2024

O primeiro mês de 2024 foi de realização para a bolsa brasileira. Após 2 meses de fortes altas, o Ibovespa – o benchmark – acumulou queda de 5,06%. Já nossa carteira top picks finalizou o mês com uma queda um pouco menor de 4,71%. O destaque positivo ficou com Assaí, com 3,84% de alta. Com um desempenho também satisfatório tivemos Vivara (-2,63%). Na ponta contrária, Vale e Allos foram os destaques negativos, com queda de 10,91% e 9,34%, respectivamente.

Para este mês de fevereiro, vamos realizar 2 mudanças na carteira. Na ponta de shoppings vamos trocar Allos por Iguatemi. Além disso, com uma expectativa de andamento nas negociações entre Vibra e Eneva, iremos colocar VBBR3 e retirar Itaú.

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Recomendações

Iguatemi – IGTI11

A Iguatemi S.A. (Iguatemi) é uma das maiores empresas full service no setor de shopping centers do Brasil. Suas atividades englobam a concepção, o planejamento, o desenvolvimento e a administração de shopping centers regionais, outlets e complexos imobiliários de uso misto com torres comerciais.

A Iguatemi detém participação em 14 shopping centers, 2 Premium Outlets e 3 torres comerciais que juntos totalizam 707 mil m² de ABL total, sendo a sua ABL própria correspondente a 450 mil m². A Companhia participa da administração de todos os seus shoppings centers, de seus premium outlets e das suas torres comerciais.

A Iguatemi é a empresa do Grupo Jereissati voltada para o segmento de shopping centers no Brasil, exercendo participação em empreendimentos.


Vibra – VBBR3

Em seu processo de transformação cultural e organizacional, a BR Distribuidora, já consolidada como uma True Corporation, passou a se chamar Vibra Energia, se reposicionando no mercado como uma empresa de energia. 

A Vibra mantém, por meio de um contrato de licenciamento, a bandeira Petrobras em sua rede de mais de oito mil postos espalhados pelo território nacional. Também serão mantidas as lojas de conveniência BR Mania e os centros automotivos Lubrax+. Da mesma forma, seguirá a comercialização da linha de lubrificantes top of mind Lubrax. No segmento corporativo, são cerca de 18 mil clientes, em segmentos como indústrias, transportadoras, usinas termelétricas, agricultura e aviação, sendo que este último continuará a ser atendido pela marca BR Aviation.

No mercado de energia, a Vibra vem atuando por meio da Comerc Energia, da qual possui 50%. Além de atuar no mercado livre de energia, a Comerc também oferece soluções de geração distribuída para clientes conectados em baixa tensão.


Vale — VALE3

A Vale é a maior produtora mundial de minério de ferro, com vendas acima dos 300 milhões de toneladas anuais. A alta qualidade do minério, aliada às economias de escala auferidas com o grande volume produzido, tornam a produção da Vale competitiva internacionalmente.

O preço do minério tem declinado, mas ainda se mantém acima da média histórica, de 75 dólares a tonelada. A expectativa é de manutenção neste patamar atual, o que assegura um preço ainda muito bom para a Vale, ampla geração de caixa e capacidade de pagamento de proventos.

Seu robusto pagamento de dividendos semestrais é um grande atrativo e uma forma de balancear nossa carteira de investimentos com uma empresa bastante sólida.


Vivara – VIVA3

A Vivara é a maior rede de joalherias da América Latina. Com um modelo de negócios comercializa e distribui seus produtos em todo o território nacional, por meio de rede de mais de 330 lojas, espalhadas por todas as regiões do Brasil e uma plataforma multicanal, que atende mais de 2.900 municípios.


Assaí – ASAI3

O Assaí é uma das maiores redes de atacarejo (cash and carry) do Brasil. Atualmente, a companhia conta com 282 lojas, 12 centros de distribuição e presença em 24 Estados + Distrito Federal.

Além de atender os clientes finais em busca de preço baixo e variedade, o Assaí é o ponto ideal para varejistas de alimentos (como restaurantes, pizzarias e lanchonetes), usuários finais (escolas, instituições religiosas, hospitais e hotéis) e varejistas convencionais (mercearias e supermercados locais). A Companhia comercializa seus produtos em lojas físicas, televendas (com retirada na loja) e por aplicativos parceiros de entregas (como a Cornershop by Uber e Rappi).


Performance


Produto


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