Aspas dos Gestores – Janeiro de 2024

Compartilhe o post:

O Research de fundos da Órama reuniu no Aspas dos Gestores de novembro o comentário de 93 gestores de fundos de investimentos sobre os desafios dos fundos no mês de dezembro e as perspectivas para o mês de janeiro.

O documento está ordenado por gestores, em ordem alfabética, e adaptado para navegar até comentário desejado através de um clique no nome da gestora.

Panorama Geral

O mês de dezembro deu continuidade, em menor intensidade, à melhora dos mercados observada em novembro. No âmbito internacional, o foco foi a decisão de política monetária do Federal Reserve. O comunicado foi interpretado como mais dovish e a atualização das projeções dos dirigentes contribuiu para a reprecificação dos ativos. O documento revelou uma redução das projeções para inflação e para a taxa de juros dos próximos anos, além de um aumento da taxa de desemprego. Esses três sinais somados reforçam as expectativas do mercado para o início do ciclo de cortes no primeiro trimestre de 2024. Assim, os rendimentos dos Treasuries de 10 anos saíram de 4,32% no início do mês para abaixo de 3,80%. 

O cenário doméstico se beneficiou desse recuo da curva de juros americana, mas também foi favorecido pela conclusão da tramitação de medidas no Congresso antes do recesso parlamentar. Ao longo do mês foram aprovados o PL das “bets”, a MP das Subvenções, a Reforma Tributária e, por fim, a LDO e o Orçamento de 2024. Isso permitiu que os vértices mais longos recuassem cerca de 45 bps no mês, enquanto os intermediários fecham em torno de 30 bps. Diante dos avanços apresentados, a S&P Global Ratings elevou a nota de crédito do Brasil de “BB” para “BB+”.

Em relação às bolsas, o Ibovespa sobe 5,4% no mês, bem como os índices americanos que ficam acima de 4,5%. No mercado de câmbio, o real tem valorização de 1,65% em relação ao dólar. Já nas commodities, o ouro apresenta ganho de 2,0% e o petróleo um recuo de 1,00%. O destaque foi o avanço das criptomoedas, com o Bitcoin subindo 13,9% em dezembro. 

Para janeiro, dado o recesso parlamentar até fevereiro, o foco migra do Legislativo para o Executivo, que deve encaminhar um novo conjunto de medidas para compensar a desoneração da folha de pagamento das empresas. As atenções do mercado se concentram, porém, no último dia do mês que terá a primeira reunião do Copom com a nova composição do Comitê. Para o encontro, é amplamente esperado mais um corte de 0,50 p.p. na Selic e será importante analisar a comunicação sobre o forward guidance

Confira a lista completa de fundos de investimento disponíveis da Órama.


As informações aqui contidas são de caráter informativo, bem como não se trata de qualquer tipo de análise ou aconselhamento para a realização de investimento, não devendo ser utilizadas com esses propósitos, nem entendidas como tais. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. Os investimentos em fundos estão sujeitos a riscos específicos de mercado. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Leia o regulamento, o formulário de informações complementares e a lâmina de informações essenciais dos fundos antes de investir, disponíveis no site www.orama.com.br.

Compartilhe o post:

Posts Similares