Estratégia Arrojada – Janeiro 2024

Compartilhe o post:

Estratégia Arrojada – Janeiro 2024

O mês de dezembro deu continuidade, em menor intensidade, à melhora dos mercados observada em novembro. No âmbito internacional, o foco foi a decisão de política monetária do Federal Reserve. O comunicado foi interpretado como mais dovish e a atualização das projeções dos dirigentes contribuiu para a reprecificação dos ativos. O documento revelou uma redução das projeções para inflação e para a taxa de juros dos próximos anos, além de um aumento da taxa de desemprego. Esses três sinais somados reforçam as expectativas do mercado para o início do ciclo de cortes no primeiro trimestre de 2024. Assim, os rendimentos dos Treasuries de 10 anos saíram de 4,32% no início do mês para abaixo de 3,80%. 

O cenário doméstico se beneficiou desse recuo da curva de juros americana, mas também foi favorecido pela conclusão da tramitação de medidas no Congresso antes do recesso parlamentar. Ao longo do mês foram aprovados o PL das “bets”, a MP das Subvenções, a Reforma Tributária e, por fim, a LDO e o Orçamento de 2024. Isso permitiu que os vértices mais longos recuassem cerca de 45 bps no mês, enquanto os intermediários fecham em torno de 30 bps. Diante dos avanços apresentados, a S&P Global Ratings elevou a nota de crédito do Brasil de “BB” para “BB+”.

Em relação às bolsas, o Ibovespa sobe 5,4% no mês, bem como os índices americanos que ficam acima de 4,5%. No mercado de câmbio, o real tem valorização de 1,65% em relação ao dólar. Já nas commodities, o ouro apresenta ganho de 2,0% e o petróleo um recuo de 1,00%. O destaque foi o avanço das criptomoedas, com o Bitcoin subindo 13,9% em dezembro. 

Para janeiro, dado o recesso parlamentar até fevereiro, o foco migra do Legislativo para o Executivo, que deve encaminhar um novo conjunto de medidas para compensar a desoneração da folha de pagamento das empresas. As atenções do mercado se concentram, porém, no último dia do mês que terá a primeira reunião do Copom com a nova composição do Comitê. Para o encontro, é amplamente esperado mais um corte de 0,50 p.p. na Selic e será importante analisar a comunicação sobre o forward guidance

No exterior, o Fomc volta a se reunir também no dia 31 de janeiro, e investidores acompanharão a divulgação de dados do mercado de trabalho e da inflação americana, fundamentais para consolidar a trajetória de juros do país. Além disso, ocorrerão, no mês, as discussões em torno do orçamento americano  para 2024 e as eleições primárias, nas quais serão definidos os candidatos de cada partido que disputarão a presidência no fim do ano.

Na estratégia arrojada, mantivemos os percentuais inalterados para janeiro. Entendemos que não houve mudanças relevantes no balanço de riscos, de modo que as alocações buscam aproveitar as oportunidades do momento. Ressaltamos que ainda existem incertezas no quadro atual, o que gera volatilidade, reforçando a necessidade de adequação ao seu perfil de investimento.

Clique para ver sugestões de produtos para cada classe:
Para mais opções de produtos entre em contato com o seu assessor ou com o nosso atendimento.
Este material de divulgação foi elaborado pela Órama DTVM S.A.. A estratégia cima divulgada foi elaborada de acordo com o momento econômico e de mercado, congregando métricas de diversos tipos de risco, como aqueles calculados por prazo, modalidade de investimento, dentre outros, que podem mudar de tempos em tempos, inclusive a exclusivo critério da Órama. A estratégia disponibilizada não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira, assunção de riscos ou necessidades pessoais de um tipo de investidor em específico e não deve ser considerada para estes fins. Recomendamos o preenchimento do seu perfil de investidor antes da realização de investimentos, bem como que entre em contato com seu assessor para orientação com base em suas características e objetivos pessoais. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. O resultado da estratégia pode ser diferente e variar de acordo com os ativos alocados pelo investidor. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. AS RENTABILIDADES DIVULGADAS NÃO SÃO LÍQUIDAS DE IMPOSTOS E TAXAS DE ENTRADA, DE SAÍDA OU DE OUTRAS TAXAS, QUANDO APLICÁVEL. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Leia a lâmina de Informações essenciais dos fundos, se houver, e o regulamento antes de investir, bem como informações sobre quaisquer outros produtos, quando for o caso, no site www.orama. com.br. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 27/12/2023.
Compartilhe o post:

Posts Similares