Vendas no Varejo – Outubro 2023

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As vendas no varejo restrito caíram 0,3% em outubro na comparação mensal, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE. O resultado veio abaixo do piso das expectativas (-0,2%), que tinha mediana de 0,3% e teto de 1,5%. Na comparação com o mesmo período de 2022 houve expansão de 0,2%, enquanto a projeção apontava para alta de 1,9%, oscilando entre 0,8% e 3,8%. 

Já as vendas no varejo ampliado (PMC-A), que incluem vendas de veículos, materiais de construção e atacado alimentício, recuaram 0,4% no mês, próximo ao piso das estimativas (-0,5%), que tinha mediana de +0,2% e teto de 1,0%. Na comparação com outubro de 2022, o índice registrou expansão de 2,5%, também abaixo da mediana (3,4%), que variava entre 1,3% e 5,0%.  

Dentre as atividades monitoradas pela pesquisa, cinco das oito recuaram na margem. Do lado positivo, Livros, jornais, revistas e papelaria (2,8%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, e de perfumaria (1,4%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,2%) apresentaram avanço. Na outra ponta, Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-5,7%), Tecidos, vestuário e calçados (-1,9%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,8%), Combustíveis e lubrificantes (-0,7%) e Móveis e eletrodomésticos (-0,1%) registraram queda no mês. 

No varejo ampliado, a abertura de Veículos, motos, partes e peças subiu 0,3%, ao passo que o segmento de Material de construção avançou 2,8%. Houve uma reformulação da PMC a partir do início do ano, e o varejo ampliado inclui, agora, o segmento de atacado alimentício, como uma nova atividade investigada. Não há, contudo, ainda divulgação de dados individuais para a série ajustada sazonalmente.

A leitura do varejo foi fraca, indicando um final de ano abaixo do usual, uma resposta ao elevado patamar de juros da economia e em linha com nosso cenário de desaceleração no último trimestre do ano. No entanto, em nossa visão, o alívio da inflação e a queda dos juros, devem ajudar a uma recuperação do varejo no curto prazo. 

Para o PIB, mantemos nossa projeção de 3,0% em 2023 e de queda de 0,2% no quarto trimestre.

Eduarda Schmidt – Economista

Para ver as outros indicadores macroeconômicos, acesse nossas projeções.


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