Decisão de Política Monetária Fed – Dezembro 2023

Compartilhe o post:

DECISÃO DO FOMC

Sem surpresas, o FOMC (Comitê de Política Monetária do Fed) manteve a taxa de juros do Fed na faixa de 5,25% a 5,50%. A decisão já estava amplamente precificada pelo mercado, de acordo com o CME Group, e em linha com as expectativas da Órama.

COMENTÁRIOS

No comunicado, o Fed afirmou que os dados da economia enfraqueceram no último trimestre, com dados de emprego apresentando desaceleração, mas ainda fortes, e com a inflação também ainda elevada, apesar de ter mostrado arrefecimento recentemente, ressaltando que seu compromisso é trazê-la de volta para a meta de 2%.

O Comitê reforçou que o sistema bancário está sólido e resiliente, porém as condições de crédito permanecem apertadas para as famílias e comércio, com consequências ainda incertas. Nesse ponto, o Comitê permanece vigilante aos riscos inflacionários. 

Em relação à sua próxima reunião, o FOMC mantém o discurso de data dependent, isto é, que há necessidade de monitorar as novas informações e suas implicações sobre a economia, o que deixa incerto quando iniciarão os cortes de juros. 

O mercado precifica que o ciclo de afrouxamento já comece a partir de março, contudo, nosso cenário é que o Comitê mantenha os juros nesse patamar até, pelo menos, o fim do 2º trimestre de 2024 caso a trajetória econômica prevista se consolide. Entendemos que a resiliência da economia, principalmente do mercado de trabalho, somado à uma inflação ainda persistente não permite o corte no curto prazo. 

Tradicionalmente, em reuniões alternadas, o Fed divulga suas projeções econômicas. Nessa reunião, o documento estava especialmente em foco, com o mercado atento na evolução das projeções e nas perspectivas dos dirigentes para a trajetória dos juros americanos. 

Fonte: Federal Open Market Committee

A expectativa de inflação (PCE inflation) ficou praticamente estável para 2024 (de 2,5% para 2,4%), ainda acima da meta de 2%. Para 2023, vimos uma redução importante desse número, passando de 3,3% para 2,8%, ou seja, um cenário melhor do que o antecipado pelo Comitê anteriormente (setembro/2023).

Em relação à atividade, houve uma revisão forte em para este ano (2,1% para 2,6%) e, da mesma forma que a inflação, praticamente sem mudanças para 2024 (de 1,4% para 1,5%). 

O destaque ficou com a mediana esperada dos juros, que teve uma redução da estimativa para o fim de 2024 de 5,1% para 4,6%, isto é, os membros assumem que será possível começar o ciclo de afrouxamento monetário antes do que era esperado. 

O “dot-plot”, gráfico que sinaliza como pensam os membros do FOMC, corrobora com essa ideia, indicando que a maior parte dos membros esperam que o juro encerre 2024 entre 4,5%- 5,00%. De acordo com a CME Group, o mercado estima que essa taxa seja mais baixa no fim do próximo ano, com a maioria precificando entre 3,75%-4,25%.



Eduarda Schmidt – Economista

Este material foi elaborado pela Órama DTVM S.A.. Este material não é uma recomendação e não pode ser considerado como tal. Recomendamos o preenchimento do seu perfil de investidor antes da realização de investimentos, bem como que entre em contato com seu assessor para orientação com base em suas características e objetivos pessoais. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 13/12/2023.
Compartilhe o post:

Posts Similares