Aspas dos Gestores – Dezembro de 2023

Compartilhe o post:

O Research de fundos da Órama reuniu no Aspas dos Gestores de novembro o comentário de 104 gestores de fundos de investimentos sobre os desafios dos fundos no mês de novembro e as perspectivas para o mês de dezembro.

O documento está ordenado por gestores, em ordem alfabética, e adaptado para navegar até comentário desejado através de um clique no nome da gestora.

Panorama Geral

Novembro foi um mês com uma volatilidade menor que a observada em outubro. No âmbito internacional, foram reduzidas as chances de envolvimento de grandes potências no conflito no Oriente Médio, contribuindo com um maior apetite a risco dos investidores. Além disso, o adiamento do prazo do orçamento americano para meados de janeiro também foi responsável por retirar parte das tensões do quadro econômico. Nesse cenário, o mercado americano viu uma queda próxima a 50 bps nos rendimentos dos Treasuries de 10 anos, saindo do nível de 4,90%, para a faixa de 4,40%.

No Brasil, que também se beneficiou do recuo da curva de juros americana, o mercado viu com bons olhos a retomada do avanço das pautas da equipe econômica no Congresso, como foi o caso da tributação dos fundos offshore, regularização de apostas esportivas, e, talvez a mais relevante para o longo prazo: a aprovação da reforma tributária no Senado. Ademais, a vitória do ministro Haddad ao sustentar a meta de déficit zero para 2024, em meio a rumores de mudanças, corroborou para a retirada de prêmio das curvas.

Desse modo, os juros futuros mais longos recuaram mais de 100 bps no mês, enquanto os vértices intermediários caíram 60 bps. No mercado de renda variável, o Ibovespa registra alta de 11,5%, ao passo que em Wall Street os ganhos superam 7%. O real apresentou valorização frente ao dólar próxima a 3%. Já o ouro apresentou ganhos (3,1%) e o petróleo baixa (2,5%) em novembro. Em relação às criptomoedas, o Bitcoin registrou alta de 8% no mês. 

Para dezembro, aguardamos o avanço das pautas no Congresso até o início do recesso parlamentar, no dia 22, e as últimas reuniões de política monetária do Fed e do BCB do ano. A expectativa para decisão do Banco Central americano é de manutenção dos juros no patamar de 5,25%-5,50%. Já para o Copom, espera-se continuidade dos cortes na magnitude de 0,50 p.p. Em ambos os casos, a mensagem passada pelo Comitê será importante para a definição da trajetória das expectativas dos juros e, ainda, no caso da divulgação americana, o quadro de projeções do Fed também será decisivo.  

Confira a lista completa de fundos de investimento disponíveis da Órama.


As informações aqui contidas são de caráter informativo, bem como não se trata de qualquer tipo de análise ou aconselhamento para a realização de investimento, não devendo ser utilizadas com esses propósitos, nem entendidas como tais. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. Os investimentos em fundos estão sujeitos a riscos específicos de mercado. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Leia o regulamento, o formulário de informações complementares e a lâmina de informações essenciais dos fundos antes de investir, disponíveis no site www.orama.com.br.

Compartilhe o post:

Posts Similares