Estratégia Arrojada – Dezembro 2023

Compartilhe o post:

Estratégia Arrojada – Dezembro 2023

Novembro foi um mês com uma volatilidade menor que a observada em outubro. No âmbito internacional, foram reduzidas as chances de envolvimento de grandes potências no conflito no Oriente Médio, contribuindo com um maior apetite a risco dos investidores. Além disso, o adiamento do prazo do orçamento americano para meados de janeiro também foi responsável por retirar parte das tensões do quadro econômico. Nesse cenário, o mercado americano viu uma queda próxima a 50 bps nos rendimentos dos Treasuries de 10 anos, saindo do nível de 4,90%, para a faixa de 4,40%.

No Brasil, que também se beneficiou do recuo da curva de juros americana, o mercado viu com bons olhos a retomada do avanço das pautas da equipe econômica no Congresso, como foi o caso da tributação dos fundos offshore, regularização de apostas esportivas, e, talvez a mais relevante para o longo prazo: a aprovação da reforma tributária no Senado. Ademais, a vitória do ministro Haddad ao sustentar a meta de déficit zero para 2024, em meio a rumores de mudanças, corroborou para a retirada de prêmio das curvas.

Desse modo, os juros futuros mais longos recuaram mais de 100 bps no mês, enquanto os vértices intermediários caíram 60 bps. No mercado de renda variável, o Ibovespa registra alta de 11,5%, ao passo que em Wall Street os ganhos superam 7%. O real apresentou valorização frente ao dólar próxima a 3%. Já o ouro apresentou ganhos (3,1%) e o petróleo baixa (2,5%) em novembro. Em relação às criptomoedas, o Bitcoin registrou alta de 8% no mês. 

Para dezembro, aguardamos o avanço das pautas no Congresso até o início do recesso parlamentar, no dia 22, e as últimas reuniões de política monetária do Fed e do BCB do ano. A expectativa para decisão do Banco Central americano é de manutenção dos juros no patamar de 5,25%-5,50%. Já para o Copom, espera-se continuidade dos cortes na magnitude de 0,50 p.p. Em ambos os casos, a mensagem passada pelo Comitê será importante para a definição da trajetória das expectativas dos juros e, ainda, no caso da divulgação americana, o quadro de projeções do Fed também será decisivo. 

Em relação à alocação, mantivemos a estratégia arrojada inalterada para dezembro. Entendemos que existem riscos para monitorarmos na conjuntura, mas que, no momento, as alocações conseguem se aproveitar das oportunidades disponíveis com o nosso cenário base. Ressaltamos que existe muita volatilidade no quadro atual, reforçando a necessidade do investidor estar de acordo com seu perfil de investimento.

Este material de divulgação foi elaborado pela Órama DTVM S.A.. A estratégia cima divulgada foi elaborada de acordo com o momento econômico e de mercado, congregando métricas de diversos tipos de risco, como aqueles calculados por prazo, modalidade de investimento, dentre outros, que podem mudar de tempos em tempos, inclusive a exclusivo critério da Órama. A estratégia disponibilizada não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira, assunção de riscos ou necessidades pessoais de um tipo de investidor em específico e não deve ser considerada para estes fins. Recomendamos o preenchimento do seu perfil de investidor antes da realização de investimentos, bem como que entre em contato com seu assessor para orientação com base em suas características e objetivos pessoais. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. O resultado da estratégia pode ser diferente e variar de acordo com os ativos alocados pelo investidor. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. AS RENTABILIDADES DIVULGADAS NÃO SÃO LÍQUIDAS DE IMPOSTOS E TAXAS DE ENTRADA, DE SAÍDA OU DE OUTRAS TAXAS, QUANDO APLICÁVEL. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Leia a lâmina de Informações essenciais dos fundos, se houver, e o regulamento antes de investir, bem como informações sobre quaisquer outros produtos, quando for o caso, no site www.orama. com.br. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 29/11/2023.
Compartilhe o post:

Posts Similares