Aspas dos Gestores – Novembro de 2023

Compartilhe o post:

O Research de fundos da Órama reuniu no Aspas dos Gestores de novembro o comentário de 119 gestores de fundos de investimentos sobre os desafios dos fundos no mês de outubro e as perspectivas para o mês de novembro.

O documento está ordenado por gestores, em ordem alfabética, e adaptado para navegar até comentário desejado através de um clique no nome da gestora.

Panorama Geral

O mês de outubro foi marcado, sobretudo, pela forte volatilidade do exterior. No início do mês, o conflito entre Israel e o Hamas, grupo terrorista baseado na Faixa de Gaza, tomou as manchetes dos jornais. A disputa é muito sensível por se passar em uma região com um histórico longo de guerras. É importante frisar que, caso haja a entrada de outras nações no conflito, se amplia a probabilidade dos impactos da guerra se espalharem para o resto do mundo, principalmente no que diz respeito à oferta de petróleo mundial, já que a região é responsável por algo em torno de um terço da produção mundial.  No nosso cenário base,  dada a limitação do combate até o momento, não trabalhamos com os efeitos transbordando para outros mercados. Seguimos acompanhando atentamente o desenrolar dos eventos. 

Nos Estados Unidos a discussão sobre o orçamento de 2024 foi prorrogada no fim de setembro  até o dia 17/11, o que trouxe alívio para os mercados. Apesar disso, a resiliência da economia americana segue sendo reforçada pelos dados de atividade, intensificando as incertezas em torno da taxa terminal de juros americana. Em meio a cautela com o cenário internacional, a taxa da nota do tesouro de 10 anos (T-Note 10Y) chegou a bater a faixa dos 5%, máxima desde 2007, ano da crise do subprime

Depois de muitos debates e adiamentos, foi divulgado o parecer da reforma tributária.  O texto traz alguns pontos positivos, como a isenção apenas para itens selecionados para a formação de cestas básicas regionais. Por outro lado, a adição de novos regimes especiais e o aumento do Fundo de Desenvolvimento Regional vai na contramão de uma simplificação havendo o risco de aumento da alíquota-padrão do novo Imposto sobre Valor Agregado. É importante reforçar que, aprovado o texto no Senado com as mudanças, o projeto precisa voltar à Câmara para uma nova votação.

No exterior, acompanhamos o desenrolar da guerra em Israel, a persistência do governo chinês em garantir o crescimento econômico via estímulos, a postura dos diretores do Fed em relação às próximas reuniões e a resolução do acordo do orçamento americano

Por fim, o mês deu início à divulgação aos balanços corporativos do terceiro trimestre, no Brasil e nos EUA, que deve continuar a movimentar os mercados  nas primeiras semanas de novembro. 

Confira a lista completa de fundos de investimento disponíveis da Órama.


As informações aqui contidas são de caráter informativo, bem como não se trata de qualquer tipo de análise ou aconselhamento para a realização de investimento, não devendo ser utilizadas com esses propósitos, nem entendidas como tais. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. Os investimentos em fundos estão sujeitos a riscos específicos de mercado. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Leia o regulamento, o formulário de informações complementares e a lâmina de informações essenciais dos fundos antes de investir, disponíveis no site www.orama.com.br.

Compartilhe o post:

Posts Similares