Vendas no Varejo – Agosto 2023

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As vendas no varejo restrito recuaram 0,2% em agosto na comparação mensal, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE. O resultado veio acima das expectativas que apontavam para uma queda de 0,8%, com piso de -1,4% e teto de +1,3%. Na comparação com o mesmo período de 2022 houve expansão de 2,3%, enquanto a projeção indicava alta de 1,3%, oscilando entre 0,4% e 4,6%. 

Já as vendas no varejo ampliado (PMC-A), que incluem vendas de veículos, materiais de construção e atacado alimentício, caíram 1,3% em agosto, ante expectativa de -0,8%, que variava entre -1,9% e +0,6%. Na comparação com agosto de 2022, o crescimento foi de 3,6%, também abaixo das projeções, que tinham mediana de 4,7% e oscilavam entre 2,8% e 7,3%. 

Dentre as atividades monitoradas pela pesquisa, quatro das oito apresentaram queda na margem. Os crescimento vieram dos segmentos de Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,9%), Combustíveis e lubrificantes (0,9%), Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (0,2%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,1%). Na outra ponta, Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-4,8%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-3,2%), Móveis e eletrodomésticos (-2,2%) e Tecidos, vestuário e calçados (-0,4%) apresentaram queda no volume de vendas.

Na PMC-A, a abertura de Veículos, motos, partes e peças subiu 3,3%, após baixa expressiva no mês anterior. Já o grupo de Material de construção recuou 0,1%. Houve uma reformulação da PMC a partir do início do ano, e o varejo ampliado inclui, agora, o segmento de atacado alimentício, como uma nova atividade investigada. Não há, contudo, ainda divulgação de dados individuais para a série ajustada sazonalmente.

A leitura trouxe dados mistos, mostrando força em apenas alguns setores da economia, principalmente em atividades menos sensíveis ao alto nível de juros. Em nossa visão, o alívio da inflação e a queda dos juros, devem ajudar a uma recuperação no setor no curto prazo, além da influência positiva do Desenrola no crédito dos consumidores. 

Para o PIB, mantemos nossa projeção de 3,1% em 2023 e de queda marginal de 0,1% no terceiro trimestre. 

Alexandre Espirito Santo – Economista-Chefe
Eduarda Schmidt – Analista de Macroeconomia

Para ver as outros indicadores macroeconômicos, acesse nossas projeções.


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