Aspas dos Gestores – Setembro de 2023

Compartilhe o post:

O Research de fundos da Órama reuniu no Aspas dos Gestores de setembro o comentário de 79 gestores de fundos de investimentos sobre os desafios dos fundos no mês de agosto e as perspectivas para o mês de setembro.

O documento está ordenado por gestores, em ordem alfabética, e adaptado para navegar até comentário desejado através de um clique no nome da gestora.

Panorama Geral

Agosto foi um mês que já esperávamos uma agenda econômica, política e corporativa intensa, com decisão do Copom, retorno do Congresso após o recesso legislativo, e temporada de balanços. Logo nos primeiros dias, o Banco Central surpreendeu parte do mercado iniciando o corte de juros com 50 bps, mais forte do que esperado, reduzindo a Selic para 13,25%. A votação foi muito apertada (5 a 4) e em seu comunicado, o Comitê deixou claro que até o fim do ano deve manter cortes na mesma magnitude, o que levaria a taxa básica para 11,75% a.a..

No âmbito político, houve a aprovação do final do Arcabouço Fiscal, que apesar de já precificada, foi importante para retirar a incerteza residual. Das alterações que foram feitas no Senado, a Câmara só manteve a exclusão à regra para os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), enxugamento foi bem recebido pelo mercado.  A reforma tributária, por outro lado, continua travada no Senado, em parte por conta do atraso do governo em promover a reforma ministerial, esperada pelo Centrão. Com a redução dos riscos fiscais e avanço das reformas e medidas para aumentar a arrecadação do governo, caminhamos para fechar o mês com um fechamento de cerca de 20 bps nos vértices mais longos da curva de DI.

Contudo, o exterior pesou sobre os ativos domésticos, com indicadores e falas de dirigentes de Banco Centrais indicando um patamar de juros mais alto por um período prolongado. Ainda, a situação imobiliária da China e a incerteza sobre os pacotes de incentivos econômicos do país contribuíram com a aversão ao risco dos investidores. Com isso, o Ibovespa caiu em 13 pregões consecutivos, algo inédito desde que se tem a série histórica, que iniciou em 1968.

Em setembro teremos super-quarta, isto é, decisão de política monetária dos EUA e do Brasil no mesmo dia. É esperado que o Copom mantenha o ritmo de quedas, com mais um corte de 0,50 p.p., levando a Selic a 12,75%. Já nos EUA, a expectativa do mercado é de manutenção na faixa dos 5,25%-5,50%. Além disso, no ambiente doméstico, a agenda política deve ser destaque, com o desfecho da reforma ministerial e para destravar as pautas econômicas pendentes.  

Confira a lista completa de fundos de investimento disponíveis da Órama.


As informações aqui contidas são de caráter informativo, bem como não se trata de qualquer tipo de análise ou aconselhamento para a realização de investimento, não devendo ser utilizadas com esses propósitos, nem entendidas como tais. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. Os investimentos em fundos estão sujeitos a riscos específicos de mercado. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Leia o regulamento, o formulário de informações complementares e a lâmina de informações essenciais dos fundos antes de investir, disponíveis no site www.orama.com.br.

Compartilhe o post:

Posts Similares