Estratégia Moderada para Empresas – Setembro 2023

Compartilhe o post:

Estratégia Moderada para Empresas – Setembro 2023

Agosto foi um mês que já esperávamos uma agenda econômica, política e corporativa intensa, com decisão do Copom, retorno do Congresso após o recesso legislativo, e temporada de balanços. Logo nos primeiros dias, o Banco Central surpreendeu parte do mercado iniciando o corte de juros com 50 bps, mais forte do que esperado, reduzindo a Selic para 13,25%. A votação foi muito apertada (5 a 4) e em seu comunicado, o Comitê deixou claro que até o fim do ano deve manter cortes na mesma magnitude, o que levaria a taxa básica para 11,75% a.a..

No âmbito político, houve a aprovação do final do Arcabouço Fiscal, que apesar de já precificada, foi importante para retirar a incerteza residual. Das alterações que foram feitas no Senado, a Câmara só manteve a exclusão à regra para os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), enxugamento foi bem recebido pelo mercado.  A reforma tributária, por outro lado, continua travada no Senado, em parte por conta do atraso do governo em promover a reforma ministerial, esperada pelo Centrão. Com a redução dos riscos fiscais e avanço das reformas e medidas para aumentar a arrecadação do governo, caminhamos para fechar o mês com um fechamento de cerca de 20 bps nos vértices mais longos da curva de DI.

Contudo, o exterior pesou sobre os ativos domésticos, com indicadores e falas de dirigentes de Banco Centrais indicando um patamar de juros mais alto por um período prolongado. Ainda, a situação imobiliária da China e a incerteza sobre os pacotes de incentivos econômicos do país contribuíram com a aversão ao risco dos investidores. Com isso, o Ibovespa caiu em 13 pregões consecutivos, algo inédito desde que se tem a série histórica, que iniciou em 1968. Após duas semanas de quedas, o índice teve um alívio e segue para desvalorização próxima a 3,5%. 

Como reflexo da maior aversão ao risco lá fora, em Wall Street, as bolsas também operam no vermelho. O dólar teve alta no mês, enquanto o ouro ficou próximo a estabilidade, com viés negativo.  

Em setembro teremos super-quarta, isto é, decisão de política monetária dos EUA e do Brasil no mesmo dia. É esperado que o Copom mantenha o ritmo de quedas, com mais um corte de 0,50 p.p., levando a Selic a 12,75%. Já nos EUA, a expectativa do mercado é de manutenção na faixa dos 5,25%-5,50%. Além disso, no ambiente doméstico, a agenda política deve ser destaque, com o desfecho da reforma ministerial e para destravar as pautas econômicas pendentes.  

Em relação à alocação, mantivemos inalterada a estratégia moderada para empresas. Os acontecimentos e dados recentes corroboram com a visão que já vínhamos antecipando. Reforçamos a importância da diversificação e a ótima relação de risco retorno da renda fixa hoje no Brasil. 

Este material de divulgação foi elaborado pela Órama DTVM S.A.. A estratégia cima divulgada foi elaborada de acordo com o momento econômico e de mercado, congregando métricas de diversos tipos de risco, como aqueles calculados por prazo, modalidade de investimento, dentre outros, que podem mudar de tempos em tempos, inclusive a exclusivo critério da Órama. A estratégia disponibilizada não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira, assunção de riscos ou necessidades pessoais de um tipo de investidor em específico e não deve ser considerada para estes fins. Recomendamos o preenchimento do seu perfil de investidor antes da realização de investimentos, bem como que entre em contato com seu assessor para orientação com base em suas características e objetivos pessoais. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. O resultado da estratégia pode ser diferente e variar de acordo com os ativos alocados pelo investidor. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. AS RENTABILIDADES DIVULGADAS NÃO SÃO LÍQUIDAS DE IMPOSTOS E TAXAS DE ENTRADA, DE SAÍDA OU DE OUTRAS TAXAS, QUANDO APLICÁVEL. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Leia a lâmina de Informações essenciais dos fundos, se houver, e o regulamento antes de investir, bem como informações sobre quaisquer outros produtos, quando for o caso, no site www.orama. com.br. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 30/08/2023.
Compartilhe o post:

Posts Similares