Introdução aos Ativos Digitais

Compartilhe o post:

Direto ao ponto:

  • O objetivo desse artigo é introduzir a classe de ativos digitais e explicar por que investir nesse ecossistema — para isso, nas próximas seções responderemos às seguintes perguntas:
  • (1) O que são ativos digitais? Eles podem ser considerados uma nova classe de ativos?
  • (2) Quanto eles valem?
  • (3) Como aplicar análise fundamentalista sobre ativos que supostamente “não tem lastro” e não tem fluxos de caixa?

1. O QUE SÃO ATIVOS DIGITAIS?

Não existe uma resposta certa para essa pergunta, e vou explicar o porquê. Sabe o saldo do banco que você enxerga na tela do seu celular ou no caixa eletrônico? Ele pode ser considerado um ativo digital?

O dinheiro não está ali no seu celular e não está realmente parado na sua conta. O que está acontecendo por trás dos panos é que o banco recebe depósitos, na sua grande maioria de forma digital (pix/TED), e contabiliza o valor que ele te deve (saldo da conta). Porém o seu dinheiro não está ali parado na conta, ele está sendo emprestado de forma digital (empréstimo pelo app/internet banking) para outra pessoa comprar um iphone ou comprar uma casa. A questão que fica aqui é… Por que nós confiamos todas as nossas economias a uma empresa só (banco)?

A minha resposta seria: O Banco Central tem uma forte regulação sobre as instituições financeiras com exigências mínimas de capital para que eles não assumam riscos maiores do que poderiam, considerando cenários extremos com menor probabilidade de ocorrência. Além disso, existem outras garantias limitadas como Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para que você possa receber uma parte do seu dinheiro de volta caso o seu banco quebre.

Agora seja sincero, quando você coloca todo seu dinheiro nos bancos tradicionais você realiza alguma diligência sobre a solvência do balanço e seus índices de liquidez? Ou será que confiamos apenas no fato de que eles existem há muito tempo? Mas e no caso das fintechs, que histórico temos para depositarmos nosso dinheiro? Confiamos nelas apenas pela melhoria no atendimento ao cliente no dia a dia?

A confiança no nosso sistema financeiro não é baseado nas empresas que possuem a custódia do nosso dinheiro, e sim nas nossas instituições reguladoras, por exemplo o Banco Central. Nossa única e melhor opção é acreditar que nossas instituições nos protegerão de qualquer tragédia que possa acontecer e por isso acreditamos nesse tipo de “ativo digital” (real BRL), que tem como lastro nosso próprio Estado.

Este sistema existe há séculos, e apesar de já termos passado por momentos turbulentos no Brasil como hiperinflação e confisco das poupanças, este continua sendo o único e melhor modelo disponível.

A pergunta que fica é: não existe nenhuma outra opção? O monopólio do estado sobre o dinheiro é realmente a única solução? Não poderíamos ter moedas e sistemas de transações concorrentes convivendo em harmonia com as moedas soberanas e sistemas financeiros tradicionais?

Existe uma tecnologia promissora que nos últimos anos está em desenvolvimento a pleno vapor e se mostra forte candidata para a modernização desse sistema. O nome dela é Blockchain. A tecnologia blockchain permite que pessoas que não confiam umas nas outras possam transacionar ativos com segurança, sem a necessidade de intermediários. Esses ativos ao invés de serem negociados dentro de servidores próprios de bancos, fintechs e empresas de varejo, são negociados na rede blockchain.

Ou seja, atualmente se uma empresa tradicional falir, bloquear sua conta ou o servidor parar de funcionar, você perde o acesso ao seu dinheiro. Por outro lado, na blockchain você tem controle total sobre os ativos que estão na sua conta.

Os ativos digitais que analisamos nesse artigo são gerados nessas redes blockchain. A partir daqui sempre que mencionar “ativos digitais” me refiro a este conceito.

2. QUAL O VALOR DOS ATIVOS DIGITAIS?

Meu desafio é provar para você que deveríamos analisar esses ativos como se fossem outros quaisquer, a grande diferença é o fato de que eles rodam em blockchain. Então vamos começar do zero. O que é uma classe de ativo? No paper de Robert Greer de 1997, “What is an Asset Class, Anyway?” (“Afinal, o que é uma classe de ativo?) ele identifica três super classes de ativos e nos oferece uma ferramenta para enquadrarmos cada classe de ativo tradicional:

Spoiler: Os ativos digitais que existem hoje podem ser enquadrados em todas as super classes individualmente e outros possuem a propriedade das 3 super classes.

Vamos analisar uma a uma:

Bens de Capital (“Capital Assets”)

Atualmente existem ativos digitais (“tokens”) com propriedades similares a Ações (“Equities”), eles representam a governança de empresas que rodam na blockchain (conhecidos como protocolos ou dapps). Muitas dessas empresas geram receita e, portanto, acumulam caixa. Esse caixa que vai para a tesouraria dessas empresas pode ser distribuído como forma de dividendos ou pode ser reinvestido no protocolo. Quem define isso? Os donos dos tokens.

Também existem ativos digitais com propriedades similares ao de bonds (debêntures). Uma blockchain precisa de validadores para confirmar as transações que nela ocorrem. Existem blockchains que para se ter o direito de virar um validador da rede é necessário depositar o ativo digital. Em troca, você é remunerado pelas taxas que são pagas pelos usuários que utilizam a rede.

Pera aí! Então tem ativo digital que gera fluxo de caixa? SIM!

Ativos de consumo/transformáveis

No exemplo anterior comentamos que os usuários pagam taxas para utilizar a blockchain. Algumas dessas blockchains inclusive chamam essas taxas de ‘gas’ — gas=gasolina. Ativos digitais utilizados como gasolina da blockchain podem ser considerados commodities digitais.

Reserva de valor

Alguém já ouviu falar que o Bitcoin poderia ser considerado um ouro digital? O ouro é utilizado há milhares de anos pelos seres humanos devido a sua propriedade de metal raro (escasso) e liquidez global. O Bitcoin tem propriedades similares ao ouro como oferta limitada e negociação global, porém é muito mais eficiente deslocá-lo e estocá-lo.

Mas como o Bitcoin e outros ativos digitais podem ser uma reserva de valor se são tão voláteis?

Com o aumento da adoção global a volatilidade tende a reduzir, porém atualmente já vemos pessoas, empresas e países adotando BTC como reserva de valor.

Por exemplo, o governo ucraniano recebeu doações de mais de U$100mm em ativos digitais — imagina como seria o processo burocrático para você realizar uma transferência bancária para a Ucrânia? E se você fosse residente ucraniano, em uma situação de guerra você preferiria ter seu dinheiro no banco em moeda ucraniana ou em ativos digitais salvos em um pen drive?

Outro exemplo, El Salvador tem 23% do PIB vindo de remessas de parentes que moram fora do país — muitos salvadorenhos expatriados começaram a utilizar o Bitcoin como forma de envio dessas remessas. Já os parentes que recebem o dinheiro vindo de fora, muitos desses desbancarizados, preferem mantê-lo em Bitcoin e utilizá-lo para pagar as compras nos mercados locais que aceitem este método de pagamento. O governo decidiu estimular a adoção tornando Bitcoin moeda legal. Hoje em dia em El Salvador mais pessoas possuem carteiras de ativos digitais do que contas em banco.

Com a condição de ficar com o dinheiro guardado por 3 anos, você prefere receber hoje R$ 10.000 em Bitcoin ou na moeda de El Salvador?

3. COMO APLICAR ÁNALISE FUNDAMENTALISTA SOBRE ATIVOS DIGITAIS

Vamos dar um passo atrás… Como o mercado financeiro tradicional avalia ativos atualmente? O método mais tradicional para avaliação de empresas é a utilização do fluxo de caixa descontado. Basicamente é estimado tudo que a empresa irá gerar de valor no futuro, período a período, e esses fluxos são trazidos a valor presente utilizando uma taxa de desconto.

Outra metodologia mais simplificada do valor justo de uma empresa é pela análise de múltiplos. Primeiramente é importante identificar um múltiplo, ou seja, um índice (ex. Preço/Lucro) que seja relevante para a indústria da empresa em questão. Depois, basta comparar o múltiplo da empresa em análise contra o múltiplo da indústria e/ou seu múltiplo histórico.

Em ambas as metodologias é essencial que se conheça o máximo de detalhes possíveis da empresa e da indústria. Afinal, como estimar um fluxo de caixa futuro se você conhece pouco a empresa a ser analisada?

Ao contrário de ações de empresas listadas na bolsa que só divulgam as informações financeiras padronizadas a cada trimestre, os ativos digitais gerados em blockchain nos permitem acessar praticamente todas as informações relativas a eles em tempo real. Segue abaixo alguns exemplos:

Governança: Você sabia que qualquer pessoa pode participar das reuniões periódicas dessas empresas desenvolvidas na blockchain? Nelas são trazidas as atualizações, roadmap, novos desafios e propostas de desenvolvimento. Além disso, caso você possua o ativo digital também é possível votar nas principais propostas de desenvolvimento e sugerir novas propostas que serão votadas por todos os investidores do ativo. Exemplo: Imagina que você é acionista da Petrobras e pode decidir se ela deve seguir a política de preços de paridade internacional ou adotar uma política de preço livre.

Investidores: A lista de investidores é acessível através da blockchain, é possível saber quantos investidores possuem o ativo digital e em qual volume. Também é possível identificar a troca de mãos desses ativos digitais entre pequenos compradores para grandes investidores.

Métricas financeiras e operacionais: Receitas, fluxos de caixa, quantidade de clientes, volume financeiro transacionado são métricas públicas acessíveis instantaneamente na blockchain.

Tecnologia aberta: As empresas desenvolvidas em blockchain tem seus códigos de programação abertos (“open source”). Portanto, é acessível para qualquer indivíduo e/ou empresa que queira auditar o código ou talvez até aprimorá-lo para um novo projeto.

Todas as informações acima são importantes para avaliar o valor justo de um ativo digital. Porém, em um mercado em pleno desenvolvimento e de alto crescimento, normalmente a avaliação pela metodologia tradicional pode subestimar os valores desses ativos ou exigir a elaboração de uma quantidade excessiva de premissas.

Portanto, são componentes essenciais para se chegar no valor justo destes ativos digitais a análise dos setores de inovação desta indústria, eficiência frente a outras tecnologias existentes, mercado endereçável, ambiente regulatório e da maturidade institucional.

A análise de um ativo digital exige estudo exaustivo sobre suas características e propriedades, assim como no caso das ações do mercado financeiro. As informações a serem estudadas são similares a de uma empresa tradicional, com o diferencial de que a blockchain oferece uma disponibilidade gigantesca de informações relevantes em tempo real. Não menosprezo as dificuldades e particularidades que analisar uma tecnologia incipiente nos impõe, porém não devemos desperdiçar o arcabouço desenvolvido por investidores e acadêmicos ao longo de todos esses anos.

CONCLUSÃO

A licença poética utilizada para simplificar excessivamente os conceitos neste artigo tem o objetivo de afastar os preconceitos usuais geralmente encontrados quando aprendemos sobre uma nova tecnologia.

Blockchain é uma tecnologia inovadora que está se mostrando uma forte candidata para modernizar ainda mais o processo de digitalização de nossa sociedade iniciado na década de 1950. Os ativos digitais nela gerados são mais uma forma de nos expressarmos e relacionarmos transacionalmente, que por sua característica descentralizada (sem a necessidade de um intermediário) possibilita um horizonte de novas oportunidades e modelos de negócios.

Analisar a tecnologia blockchain e ativos digitais exige um processo longo de estudo. Conceitos de economia, criptografia, sociologia, filosofia e matemática são intensivos nesta matéria, porém a jornada é prazerosa quando você se dá conta do universo de possibilidades que são abertos a nossa civilização.


Felipe Prado é gestor do fundo BLOCK3 Ativos Digitais da Órama Singular

Este material foi elaborado pela Órama DTVM S.A.. Este material não é uma recomendação e não pode ser considerado como tal. Recomendamos o preenchimento do seu perfil de investidor antes da realização de investimentos, bem como que entre em contato com seu assessor para orientação com base em suas características e objetivos pessoais. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 05/05/2023. 

Compartilhe o post:

Posts Similares