Aspas dos Gestores – agosto de 2023

Compartilhe o post:

O Research de fundos da Órama reuniu no Aspas dos Gestores de julho o comentário de 105 gestores de fundos de investimentos sobre os desafios dos fundos no mês de julho e as perspectivas para o mês de agosto.

O documento está ordenado por gestores, em ordem alfabética, e adaptado para navegar até comentário desejado através de um clique no nome da gestora.

Panorama Geral

O início de julho foi agitado na política, com a aprovação da Reforma Tributária na Câmara antes do recesso parlamentar branco, que se estendeu do dia 18 ao dia 31 deste mês. No campo econômico, as divulgações da inflação de junho e prévia da de julho trouxeram volatilidade, com um pessimismo inicial, aliviado com o resultado melhor do IPCA-15 no fim do mês, principalmente nas aberturas de serviços e nos núcleos da inflação.

Nesse cenário, o Ibovespa opera com um ganho leve, próximo a 1,8%, influenciado principalmente pela melhora fiscal e pela perspectiva da inflexão da política monetária já em agosto. Em Wall Street, as bolsas também caminham para fechar em alta, após a temporada de balanços do segundo trimestre. Já o dólar acumula leve quedaE o Bitcoin, por sua vez, tem queda de cerca de 5%, mas ainda acumula mais de 80% no ano. 

No âmbito político, seguem as negociações para a conclusão da tramitação do Arcabouço Fiscal e da Reforma Tributária no Congresso. O PLP do novo regime fiscal voltou para a Câmara dos Deputados e o governo corre contra o tempo para que seja aprovado logo. Lula  precisa que o texto já esteja promulgado antes de 31 de agosto, que é o prazo para o envio do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLOA) de 2024. Se isso não ocorrer, o Orçamento terá que ser elaborado com base no atual teto de gastos, o que implicaria em tamanha restrição de gastos que transformaria  a LOA em uma “peça fictícia” . 

Já a PEC da Reforma Tributária do consumo está no Senado, onde os representantes dos Estados devem propor mudanças no texto. A reforma do imposto de renda ficou para uma outra fase, que ainda não tem data para começar a tramitar. É importante mencionar também que é aguardada uma reforma ministerial para ampliar a governabilidade e facilitar o andamento das agenda no Congresso, especialmente a pauta econômica. Com tantos assuntos para serem tratados, a volta do recesso parlamentar será agitada. 

Confira a lista completa de fundos de investimento disponíveis da Órama.


As informações aqui contidas são de caráter informativo, bem como não se trata de qualquer tipo de análise ou aconselhamento para a realização de investimento, não devendo ser utilizadas com esses propósitos, nem entendidas como tais. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. Os investimentos em fundos estão sujeitos a riscos específicos de mercado. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Leia o regulamento, o formulário de informações complementares e a lâmina de informações essenciais dos fundos antes de investir, disponíveis no site www.orama.com.br.

Compartilhe o post:

Posts Similares