Carrefour – Resultado fraco, mas surpreendendo a expectativa mais negativa do mercado.

Compartilhe o post:

Carrefour

VAREJO

Resultado fraco, mas surpreendendo a expectativa mais negativa do mercado.

Margem bruta surpreende o mercado.

O Carrefour apresentou uma Receita Líquida de R$ 29,0 bilhões, com crescimento de 9,7% ano a ano. O Cash and Carry mostrou SSS negativo de -4,3% e o Varejo apresentou uma dinâmica de 0,3%, números fracos, mas acima das expectativas do mercado. Na frente de rentabilidade, a margem bruta apresentou alta de 55bps YoY e veio 15 bps acima das expectativas do mercado, explicado por sinergias e gestão eficiente da cadeia de suprimentos.

SG&A continua afetado pelo processo de integração do Big.

A companhia reportou uma margem Ebitda consolidada de 4,5% (-223bps ano contra ano), explicado pelo custos adicionais do processo de integração do Grupo Big. Entretanto, esses números vieram 30bps mais fortes do que o mercado esperava de impactos. Além disso, a integração do grupo Big se finalizou no 2T23, ou seja, podemos ver uma dinâmica positiva de margem nos próximos trimestres.

Lucro Líquido impactado pelas despesas financeiras.

Por conta do aumento da taxa de juros, e da dívida líquida, a companhia reportou um aumento nas suas despesas financeiras. Dessa forma, o lucro líquido ajustado da companhia atingiu R$ -249 milhões, revertendo lucro do 2T22.

Visão para frente.

A companhia conseguiu reportar um resultado com surpresas positivas na frente de margem bruta por conta de sinergias e melhor dinâmica com os fornecedores. O grande foco da companhia agora – após o final das conversões do Grupo Big – é começar a capturar ganhos de margem Ebitda. Essa dinâmica deve ocorrer através de menores despesas one-off e maturação de vendas gerando uma alavancagem operacional positiva.

Olhando para alavancagem, a expectativa de geração de caixa para os próximos trimestres deve ser trazer melhorias para a dinâmica de despesas financeiras, refletindo positivamente no lucro líquido da companhia.

A companhia possui desafios para o 2º semestre. Assim como desafios operacionais, vemos desafios no cenário macroeconômico e concorrencial. Entretanto, o valuation atual é bastante atrativo levando em consideração as melhorias esperadas ao longo do final de 2023 e 2024. Com isso, seguimos recomendando COMPRA na ação.

Invista conosco! Abra a sua conta já.


Disclaimer disponível no relatório completo. Acesse o documento clicando no link abaixo.

Compartilhe o post:

Posts Similares