Vendas no Varejo – Maio 2023

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As vendas no varejo restrito recuaram 1,0% em maio na comparação mensal, de acordo com a  Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE. O resultado veio mais fraco do que o antecipado, que tinha mediana de -0,2%, oscilando entre -0,8% e +0,7%. A leitura representou a queda na margem mais acentuada desde dezembro de 2022 (-2,7%). Na comparação com maio de 2022, o indicador também registrou queda de -1,0%, abaixo do piso da expectativas (-0,8%), que tinham mediana de +1,6% e teto de +4,1%. 

Em relação às vendas no varejo ampliado (PMC-A), que incluem vendas de veículos, materiais de construção e atacado alimentício, houve recuo de 1,1% ante abril. Os especialistas estimavam uma queda de 0,7%, no intervalo que oscilava entre -2,2% e +0,3%. Na comparação anual, houve crescimento de 3,0%, também inferior às expectativas (4,1%), que tinham piso de 1,2% e teto de 7,3%.

Dentre as atividades monitoradas pela pesquisa, quatro das oito apresentaram queda na margem. As contribuições negativas vieram de Tecidos, vestuário e calçados (-3,3%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-3,2%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,3%) e Móveis e eletrodomésticos (-0,7%). Na outra ponta, Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (2,3%), Livros, jornais, revistas e papelaria (1,7%), Combustíveis e lubrificantes (1,4%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,1%) apresentaram expansão.

Dentre os grupos na PMC-A, o segmento de Veículos, motos, partes e peças teve alta de 2,1%, recuperando parcialmente da queda no último mês, ao passo que Material de construção recuou 0,9%. Com a reformulação da PMC a partir de 2023, o varejo ampliado inclui, agora, o segmento de atacado alimentício, nova atividade investigada. Não há, contudo, ainda divulgação de dados individuais para a série ajustada sazonalmente.

Na comparação com maio de 2022, quatro das oito recuaram. Do lado negativo, Tecidos, vestuário e calçados (-18,2%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-17,4%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-6,7%) e Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-4,9%). Ao passo que Combustíveis e lubrificantes (10,8%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (7,6%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,5%) e Móveis e eletrodomésticos (0,3%) registraram alta.

No varejo ampliado, Veículos, motos, partes e peças (1,6%) e Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo (14,5%) avançaram, enquanto Material de Construção (-7,6%) caiu.

Essa leitura fraca da PMC é consistente com a trajetória de desaceleração da atividade, impulsionada pelos juros altos, que influenciam, principalmente, o mercado de crédito. Por outro lado, o alívio da inflação e a queda dos juros, especialmente nos vértices mais longos, devem ajudar a uma recuperação no setor no curto prazo. Reforçamos nossa projeção de 2,1% para o PIB de 2023. 

Alexandre Espirito Santo – Economista-Chefe
Eduarda Schmidt – Analista de Macroeconomia

Para ver as outros indicadores macroeconômicos, acesse nossas projeções.


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