Setor de Serviços – Maio 2023

Compartilhe o post:

O setor de serviços cresceu 0,9% em maio na comparação mensal, de acordo com a Pesquisa Mensal dos Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE. O resultado superou a mediana das expectativas (0,4%), que variavam entre -0,5% a +1,9%. 

Na comparação com maio de 2022, o setor avançou 4,7%, também acima da mediana das estimativas (3,9%), mas dentro do intervalo, que oscilava entre 0,4% e 5,7% de crescimento. No acumulado de 12 meses, o índice apresenta alta de 6,4% ante avanço de 6,8% até abril.

Com o resultado, os serviços operam 2,0% abaixo do pico, em dezembro de 2022. Contudo, em relação ao nível pré-pandêmico (fevereiro 2020), têm alta de 11,5%.

Dentre as cinco atividades investigadas na pesquisa, quatro registraram expansão em comparação com abril. O destaque veio de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (2,2%), seguido de Serviços de informação e comunicação (0,2%), Serviços prestados às famílias (1,1%) e Outros serviços (0,6%). Serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,0%) foi o único que apresentou queda no mês.

Na comparação com maio de 2022, todas as cinco atividades cresceram. Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (7,1%) lideraram a alta, seguido por Serviços de informação e comunicação (4,0%), Serviços profissionais, administrativos e complementares (3,4%), Serviços prestados às famílias (2,8%) e Outros serviços (0,3%).

O índice de difusão – que indica o percentual de serviços com crescimento – voltou a subir, passando de 57,2% em abril para 58,4% em maio, mas ainda abaixo dos 59% de março.

Apesar da leitura positiva na margem, não vemos alteração do cenário de desaceleração da atividade. O indicador vem mostrando perda de tração dos serviços ao longo do ano, especialmente em função da política monetária contracionista, impactando os setores mais sensíveis aos juros.

Para o PIB, mantemos nossa projeção de alta de 2,1% em 2023, com um segundo trimestre negativo (-0,5% QoQ e 1,8% YoY).  

Alexandre Espirito Santo – Economista-Chefe
Eduarda Schmidt – Analista de Macroeconomia

Para ver as outros indicadores macroeconômicos, acesse nossas projeções.


Este relatório foi elaborado pela ÓRAMA DTVM S.A. (“Órama”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins do artigo 1o na Resolução CVM 20/2021. As informações contidas neste relatório têm caráter meramente informativo e não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. As informações, opiniões, estimativas e projeções contidas se referem à data de sua elaboração e/ou divulgação, bem como estão sujeitas a mudanças, não havendo obrigatoriedade de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão. As projeções constantes neste documento poderão ter resultados significativamente diferentes do esperado. Recomenda-se a análise das características, prazos e riscos dos investimentos antes da decisão de compra ou venda. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido, não podendo a Órama e/ou o(s) envolvido(s) na elaboração deste relatório serem responsabilizados por qualquer perda direta ou indireta decorrente da utilização do seu conteúdo, cabendo a decisão de investimento exclusivamente ao investidor. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio e expresso consentimento da Órama. Telefone Ouvidoria 0800 797 8000. Para informações sobre produtos e serviços acesse o site www.orama.com.br. As informações deste relatório estão atualizadas até 12/07/2023.
Compartilhe o post:

Posts Similares