Aspas dos Gestores – Julho de 2023

Compartilhe o post:

O Research de fundos da Órama reuniu no Aspas dos Gestores de julho o comentário de 101 gestores de fundos de investimentos sobre os desafios dos fundos no mês de junho e as perspectivas para o mês de julho.

O documento está ordenado por gestores, em ordem alfabética, e adaptado para navegar até comentário desejado através de um clique no nome da gestora.

Panorama Geral

Junho foi marcado pelas decisões de política monetária dos principais bancos centrais. Aqui, no dia 21, o Copom manteve a taxa Selic em 13,75%, como já esperado, porém, indicando na ata a possibilidade de iniciar o ciclo de inflexão a partir da próxima reunião, em agosto. Já nos EUA, o Fomc manteve os Fed Funds na faixa de 5,0 – 5,25%, e apontando em seu comunicado que foi uma pausa e que, já na próxima reunião, voltarão com o ciclo de alta de juros. Ainda, tivemos decisão na Zona do Euro e Reino Unido, cujos respectivos BCs subiram em 25 e 50 bps suas taxas de juros básicas. 

divulgação do PIB do primeiro trimestre, no início do mês, trouxe uma surpresa positiva com alta de 1,9%, puxado pelo agro que cresceu 21,6% no período. O mercado acionário reagiu a essa melhora no cenário, com o Ibovespa emendando 9 semanas consecutivas de alta. 

Para julho, no campo político, o mercado espera a aprovação do Arcabouço Fiscal, que precisa ser votado novamente na Câmara, após as alterações do texto no Senado. Além disso, a tramitação da reforma tributária será uma pauta relevante e essa temática encontra resistências dos governadores, o que torna seu desfecho mais complexo.

É importante lembrar também que, no Congresso, o mês é mais curto em função do recesso parlamentar (18 julho – 1º agosto).  Para que Deputados e Senadores possam entrar de férias, o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) necessita já estar aprovado e essa é uma peça importante para a nova regra fiscal.

Confira a lista completa de fundos de investimento disponíveis da Órama.


As informações aqui contidas são de caráter informativo, bem como não se trata de qualquer tipo de análise ou aconselhamento para a realização de investimento, não devendo ser utilizadas com esses propósitos, nem entendidas como tais. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. Os investimentos em fundos estão sujeitos a riscos específicos de mercado. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Leia o regulamento, o formulário de informações complementares e a lâmina de informações essenciais dos fundos antes de investir, disponíveis no site www.orama.com.br.

Compartilhe o post:

Posts Similares