Estratégia Moderada para Empresas – Julho 2023

Compartilhe o post:

Estratégia Moderada para Empresas – Julho 2023

Junho foi marcado pelas decisões de política monetária dos principais bancos centrais. Aqui, no dia 21, o Copom manteve a taxa Selic em 13,75%, como já esperado, porém, indicando na ata a possibilidade de iniciar o ciclo de inflexão a partir da próxima reunião, em agosto. Já nos EUA, o Fomc manteve os Fed Funds na faixa de 5,0-5,25%, e apontando em seu comunicado que foi uma pausa e que, já na próxima reunião, voltarão com o ciclo de alta de juros. Ainda, tivemos decisão na Zona do Euro e Reino Unido, cujos respectivos BCs subiram em 25 e 50 bps suas taxas de juros básicas. 

Do lado econômico, a leitura da inflação de maio trouxe otimismo, contribuindo para um cenário mais consistente da desaceleração dos preços. Combinado com uma perspectiva de um Copom mais dovish nas próximas reuniões, a divulgação do indicador ajudou no fechamento dos juros, que recuaram mais de 65 bps no mês nos vértices mais longos. No ano, esse recuo está em torno de 230 bps. Além disso, a divulgação do PIB do primeiro trimestre, no início do mês, trouxe uma surpresa positiva com alta de 1,9%, puxado pelo agro que cresceu 21,6% no período.

Além disso, o Conselho Monetário Nacional (CMN), em sua reunião na última quinta-feira do mês (29), discutiu o regime de metas para inflação. Foi anunciado que, a partir de 2025, o regime passará para metas contínuas, ao invés de meta-calendário, e foi estabelecida a meta de 3% para 2026, hipótese que era mais esperada pelo mercado. 

O mercado acionário reagiu a essa melhora no cenário, com o Ibovespa emendando 9 semanas consecutivas de alta. O índice acumula alta de 9,3% e entrou em Bull Market em meados do mês. Em Wall Street as bolsas também caminham para fechar em terreno positivo, impulsionadas principalmente pelo setor de tecnologia e inteligência artificial. Já o dólar despenca cerca de 4,5% em relação ao real e o ouro, dado o maior apetite ao risco dos investidores, também cai. 

Para julho, no campo político, o mercado espera a aprovação do Arcabouço Fiscal, que precisa ser votado novamente na Câmara, após as alterações do texto no Senado. Além disso, a tramitação da reforma tributária será uma pauta relevante e essa temática encontra resistências dos governadores, o que torna seu desfecho mais complexo. É importante lembrar também que, no Congresso, o mês é mais curto em função do recesso parlamentar (18 julho – 1º agosto).  Para que Deputados e Senadores possam entrar de férias, o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) necessita já estar aprovado e essa é uma peça importante para a nova regra fiscal.

No campo econômico, o foco será nas leituras dos índices de inflação, que definirão as expectativas para o Copom de agosto. 

Os recentes acontecimentos e dados corroboram com a visão de cenário que já vínhamos antecipando. Deste modo, mantivemos inalterada a alocação da estratégia moderada. Reforçamos a importância da diversificação e a boa relação de risco retorno da renda fixa hoje no Brasil. 

Este material de divulgação foi elaborado pela Órama DTVM S.A.. A estratégia cima divulgada foi elaborada de acordo com o momento econômico e de mercado, congregando métricas de diversos tipos de risco, como aqueles calculados por prazo, modalidade de investimento, dentre outros, que podem mudar de tempos em tempos, inclusive a exclusivo critério da Órama. A estratégia disponibilizada não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira, assunção de riscos ou necessidades pessoais de um tipo de investidor em específico e não deve ser considerada para estes fins. Recomendamos o preenchimento do seu perfil de investidor antes da realização de investimentos, bem como que entre em contato com seu assessor para orientação com base em suas características e objetivos pessoais. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. O resultado da estratégia pode ser diferente e variar de acordo com os ativos alocados pelo investidor. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. AS RENTABILIDADES DIVULGADAS NÃO SÃO LÍQUIDAS DE IMPOSTOS E TAXAS DE ENTRADA, DE SAÍDA OU DE OUTRAS TAXAS, QUANDO APLICÁVEL. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Leia a lâmina de Informações essenciais dos fundos, se houver, e o regulamento antes de investir, bem como informações sobre quaisquer outros produtos, quando for o caso, no site www.orama. com.br. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 29/06/2023.
Compartilhe o post:

Posts Similares