Decisão de Política Monetária Fed – Junho 2023

Compartilhe o post:

DECISÃO DO FOMC

O FOMC (comitê de política monetária do Fed) manteve a taxa de juros do Fed na faixa de 5,00% a 5,25%. A decisão veio em linha com a expectativa do mercado, de acordo com o CME Group, assim como a da Órama.

COMENTÁRIOS

No comunicado, o Fed novamente evidenciou a resiliência da economia, com dados de emprego fortes e com uma inflação ainda alta, ressaltando que seu compromisso é trazer a inflação de volta para a meta de 2%. 

O Comitê reforçou que o sistema bancário está sólido e resiliente. Contudo, com condições de crédito mais apertadas para as famílias e comércio, com consequências ainda incertas.  

No documento, defendeu que a manutenção da taxa tem objetivo de permitir ao Comitê ter mais informações e entender os efeitos defasados da política monetária para, caso necessário, continuar com ciclo de alta futuramente para assegurar a volta da inflação para a meta.

PROJEÇÕES ECONÔMICAS DO FED

Tradicionalmente, em reuniões alternadas, o Fed divulga suas projeções econômicas.

Fonte: Federal Open Market Committee

O destaque vai para a mediana das projeções de juros para o fim de 2023, que aumentou em relação à última divulgação (março/2023), indicando a taxa dos Fed Funds de 5,6%. Enquanto, para 2024, as estimativas também cresceram de 4,3% para 4,6%, apontando uma taxa mais alta por um período mais prolongado do que o antecipado. 

Em relação à inflação (PCE inflation), as estimativas indicam 3,2% para 2023 e 2,5% para 2024. O último relatório apontava inflação de 3,3% e 2,5%, respectivamente. 

Para encerrar, o “dot plot”, gráfico que sinaliza como pensam os membros do FOMC, ainda sugere que o banco central está inseguro quanto ao cenário inflacionário, o que implica, em nossa visão, juros elevados por mais tempo.


Alexandre Espirito Santo – Economista-Chefe
Eduarda Schmidt – Analista de Macroeconomia

Este material foi elaborado pela Órama DTVM S.A.. Este material não é uma recomendação e não pode ser considerado como tal. Recomendamos o preenchimento do seu perfil de investidor antes da realização de investimentos, bem como que entre em contato com seu assessor para orientação com base em suas características e objetivos pessoais. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 14/06/2023.
Compartilhe o post:

Posts Similares