Estratégia Arrojada – Junho 2023

Compartilhe o post:

Estratégia Arrojada – Junho 2023

O foco do mercado doméstico em maio foi a discussão do Novo Arcabouço Fiscal. O relator do texto na Câmara, o deputado Cláudio Cajado, apresentou o texto substitutivo ao projeto do governo, mantendo o cerne do original, porém, propondo algumas mudanças positivas. O substitutivo ainda sofreu mais alterações, trazendo regras mais duras, principalmente para 2024. A aprovação na Câmara dos Deputados foi por 372 votos, sendo que eram necessários apenas 257. Essa  margem folgada contribuiu para o fechamento da curva de juros ao longo do mês. Agora, o projeto está no Senado aguardando votação. 

No ambiente externo, os mercados operaram com cautela, de olho no impasse sobre o teto da dívida americana. A discussão entre o governo (democratas), que queria maior flexibilidade do teto, e os republicanos, que eram contra o aumento da dívida, tomou conta do noticiário econômico ao longo de maio. Um default da maior economia do mundo seria algo inédito e por isso tamanha expectativa para uma resolução deste imbróglio. O acordo só chegou no fim do mês, no domingo (28), e agora os partidos estão correndo para garantir os votos necessários no Congresso antes da votação, que está prevista para dia 5 de junho. 

A discussão trouxe muita volatilidade aos mercados internacionais. Em Wall Street, as bolsas caminham para fechar o mês sem direção única, com a Nasdaq se destacando com alta puxada pelo setor de tecnologia. O dólar opera com leve alta em relação ao real, enquanto o ouro teve desvalorização próxima a 1,5%. Por aqui, o Ibovespa dispara 4,3% em maio, impulsionado pela melhora da perspectiva fiscal e possível redução de juros já no início do segundo semestre. Já as curvas de juros acumulam queda de 90 bps nos vértices mais longos e de mais de 60 bps nos intermediários. 

O bitcoin, depois da alta firme no primeiro trimestre, deve terminar maio com queda próxima a 10%. 

Para junho, o mercado continuará acompanhando a tramitação do Arcabouço Fiscal. A votação no Senado está prevista para a semana do dia 12, antes da próxima reunião do Copom (20 e 21 de junho). Para esse encontro, esperamos manutenção da Selic em 13,75%. Ainda, teremos reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), no dia 29, na qual a discussão do regime de metas de inflação será pauta. 

No exterior, o FOMC, Comitê de Política Monetária do Fed, se reunirá nos dias 13 e 14. As expectativas estão divididas entre manutenção da taxa na faixa de 5,0%-5,25% ou um aumento de 25 bps, para o patamar de 5,25%-5,50%, de acordo com o CME Group. Além disso, o desfecho do impasse da dívida deve aliviar parte da cautela nos mercados internacionais.  

Ainda existem questões em aberto, mas os acontecimentos recentes corroboram a visão que já vínhamos antecipando. Por isso, em relação à alocação, mantivemos os percentuais inalterados. Reforçamos a importância da diversificação e a ótima relação de risco retorno da renda fixa hoje no Brasil. 

Este material de divulgação foi elaborado pela Órama DTVM S.A.. A estratégia cima divulgada foi elaborada de acordo com o momento econômico e de mercado, congregando métricas de diversos tipos de risco, como aqueles calculados por prazo, modalidade de investimento, dentre outros, que podem mudar de tempos em tempos, inclusive a exclusivo critério da Órama. A estratégia disponibilizada não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira, assunção de riscos ou necessidades pessoais de um tipo de investidor em específico e não deve ser considerada para estes fins. Recomendamos o preenchimento do seu perfil de investidor antes da realização de investimentos, bem como que entre em contato com seu assessor para orientação com base em suas características e objetivos pessoais. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. O resultado da estratégia pode ser diferente e variar de acordo com os ativos alocados pelo investidor. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. AS RENTABILIDADES DIVULGADAS NÃO SÃO LÍQUIDAS DE IMPOSTOS E TAXAS DE ENTRADA, DE SAÍDA OU DE OUTRAS TAXAS, QUANDO APLICÁVEL. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Leia a lâmina de Informações essenciais dos fundos, se houver, e o regulamento antes de investir, bem como informações sobre quaisquer outros produtos, quando for o caso, no site www.orama. com.br. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 30/05/2023.
Compartilhe o post:

Posts Similares