Aspas dos Gestores – Maio de 2023

Compartilhe o post:

O Research de fundos da Órama reuniu no Aspas dos Gestores de maio o comentário de 112 gestores de fundos de investimentos sobre os desafios dos fundos no mês de abril e as perspectivas para o mês de maio.

O documento está ordenado por gestores, em ordem alfabética, e adaptado para navegar até comentário desejado através de um clique no nome da gestora.

Panorama Geral

O foco do mercado doméstico em abril foi a apresentação do Novo Arcabouço Fiscal. O conteúdo, porém, despertou reações mistas: no primeiro momento, foi bem recebido, com os investidores entendendo que, dado o perfil do governo, já era positivo ter uma regra que limita o crescimento dos gastos. Contudo, após uma análise mais minuciosa, frente aos desafios inerentes à meta de resultado primário proposta, e algumas pontas soltas, houve uma devolução parcial dos preços nos dias seguintes à entrega de fato do texto ao Congresso.

Na agenda econômica, a inflação de março apresentou uma alta de 0,71%, abaixo das expectativas da Órama (0,79%) e do mercado (0,77%). A leitura foi positiva, o que levou a uma redução das expectativas no Boletim Focus para Selic no fim do ano. No entanto, a prévia da inflação de abril, divulgada no fim do mês, trouxe alguns pontos de atenção, contendo parcialmente o otimismo de uma trajetória melhor dos preços. 

No âmbito internacional, a cada divulgação de indicador e falas de membros do Fomc, o mercado reagia alterando as expectativas para a decisão do Fed do dia 03 de maio. No início de abril, pouco mais de 15% projetavam um aumento de 25 bps na próxima reunião, contra 85% agora, de acordo com o CME Group

A incerteza sobre o pico dos Fed Funds trouxe alta volatilidade também para as bolsas. Em Wall Street, a temporada de divulgação de balanços corporativos ainda está em andamento e os investidores estão revisando suas projeções. Enquanto, por aqui, o Ibovespa caminha para fechar com valorização leve e as curvas de juros fechando cerca de 40 bps, nos vértices mais longos. O dólar, que oscilou bastante, opera próximo da estabilidade e o ouro deve fechar com ganhos de cerca de 1%. 

No campo da política, os investidores aguardam a tramitação e possíveis mudanças na proposta do Arcabouço Fiscal . A análise do texto (PLP 93/2023) começou pela Câmara e tem o Deputado Cláudio Cajado (PP-BA) como relator. Arthur Lira, presidente da Casa, é do partido de Cajado, e se comprometeu com uma votação até o dia 10 de maio.

Ainda na pauta econômica, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), coordenador e relator do Grupo de Trabalho (GT) sobre a Reforma Tributária na Câmara, disse que pretende apresentar relatório em 16 de maio. Segundo o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a ideia é votar o texto ainda no primeiro semestre. 

O andamento dessas duas propostas no Congresso é de extrema importância para o Governo e para o mercado, por serem os principais focos de incerteza. Um arcabouço crível com uma reforma tributária que permita a melhora no ambiente de negócios brasileiro fazem parte do nosso cenário base. 

Confira a lista completa de fundos de investimento disponíveis da Órama.


As informações aqui contidas são de caráter informativo, bem como não se trata de qualquer tipo de análise ou aconselhamento para a realização de investimento, não devendo ser utilizadas com esses propósitos, nem entendidas como tais. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. Os investimentos em fundos estão sujeitos a riscos específicos de mercado. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Leia o regulamento, o formulário de informações complementares e a lâmina de informações essenciais dos fundos antes de investir, disponíveis no site www.orama.com.br.

Compartilhe o post:

Posts Similares