Natura – Oportunidades em operações estruturadas

Compartilhe o post:

Natura

Consumo

Oportunidades em operações estruturadas

Resultado do 4º trimestre fraco.

Em termos de receita, conforme já era esperado, a Natura entregou números fracos. O esforço de downsizing da companhia, corte de custos e reavaliação de mercados, trouxe como consequência uma redução na receita. Destaque negativo para Avon Internacional e The Body Shop, que são as unidades mais problemáticas. Queda da ordem de 20% na comparação anual em ambas unidades.

A Natura fechou o 4º trimestre de 2022 com uma geração de caixa, conforme medida pelo EBITDA, de R$ 538 milhões – quase um terço do desempenho do 4T21. A margem EBITDA, que no quarto trimestre de 2021 registrava 13%, agora se encontra no patamar de 5%. As despesas registraram queda relevante, porém menor do que a deterioração na lucratividade.

Venda da Aesop.

A venda da Aesop – que foi bastante comentado no ano de 2023 – foi finalizado no dia 03 de abril de 2023. A Natura&Co vendeu o ativo para a L’Oréal por um valor de US$ 2,5 bilhões, ajudando na desalavanacagem do balanço da companhia.

A venda da marca australiana de cosméticos vai permitir à Natura&Co quase zerar sua dívida bruta e focar na integração da Avon na América Latina e no turnaround da The Body Shop.

Entretanto, alguns gestores criticaram a operação, uma vez que a empresa vendeu o único ativo que estava performando bem, o melhor ativo da companhia. O que sobra agora é um negócio bem mais maduro, com potencial de crescimento mais limitado e com partes que precisam de um turnaround, como Avon Internacional e The Body Shop.

Desempenho das ações.

Os papéis da companhia, com a ventilação da possível venda da Aesop, acumularam de16 de dezembro de 2022 até 08 de março de 2023 aproximadamente 55% de alta. Após o resultado do 4T22 e a venda da Aesop – com alguns players de mercado questionando se a venda da Aesop teria sido a melhor opção para buscar um reequilíbrio do balanço patrimonial – as ações da empresa caíram até o fechamento do pregão de sexta-feira (28/04/2023), aproximadamente, 30%.

Vemos atratividade em operações estruturadas.

Destaque para o Cupom Bidirecional que a nossa mesa de operações vem trazendo como oportunidade, abrindo a oportunidade do cliente ganhar nesse momento de maior incerteza para as ações da companhia um cupom de 8% para 2 mês. Ou seja, em qualquer alta do ativo o cliente fica com um cupom fixo de 8%, e ao mesmo tempo, o cliente se protege de uma queda de até 24,99% nos papéis da Natura&Co. Clique no botão de download abaixo e confira as condições. ¹

Invista conosco! Abra a sua conta já.

1 – Operação calculada tendo em vista condições de mercado para o dia 02 de maio de 2023. Para números atualizados, entre em contato com a nossa mesa de operações no telefone (21) 3797-9737.


Disclaimer disponível no relatório completo. Acesse o documento clicando no link abaixo.

Compartilhe o post:

Posts Similares