Estratégia Moderada para Empresas – Maio 2023

Compartilhe o post:

Estratégia Moderada para Empresas – Maio 2023

O foco do mercado doméstico em abril foi a apresentação do Novo Arcabouço Fiscal. O conteúdo, porém, despertou reações mistas: no primeiro momento, foi bem recebido, com os investidores entendendo que, dado o perfil do governo, já era positivo ter uma regra que limita o crescimento dos gastos. Contudo, após uma análise mais minuciosa, frente aos desafios inerentes à meta de resultado primário proposta, e algumas pontas soltas, houve uma devolução parcial dos preços nos dias seguintes à entrega de fato do texto ao Congresso.

Na agenda econômica, a inflação de março apresentou uma alta de 0,71%, abaixo das expectativas da Órama (0,79%) e do mercado (0,77%). A leitura foi positiva, o que levou a uma redução das expectativas no Boletim Focus para Selic no fim do ano. No entanto, a prévia da inflação de abril, divulgada no fim do mês, trouxe alguns pontos de atenção, contendo parcialmente o otimismo de uma trajetória melhor dos preços. 

No âmbito internacional, a cada divulgação de indicador e falas de membros do Fomc, o mercado reagia alterando as expectativas para a decisão do Fed do dia 03 de maio. No início de abril, pouco mais de 15% projetavam um aumento de 25 bps na próxima reunião, contra 85% agora, de acordo com o CME Group

A incerteza sobre o pico dos Fed Funds trouxe alta volatilidade também para as bolsas. Em Wall Street, a temporada de divulgação de balanços corporativos ainda está em andamento e os investidores estão revisando suas projeções. Enquanto, por aqui, o Ibovespa caminha para fechar com valorização leve e as curvas de juros fechando cerca de 40 bps, nos vértices mais longos. O dólar, que oscilou bastante, opera próximo da estabilidade e o ouro deve fechar com ganhos de cerca de 1%. 

Para maio, já no dia 3, teremos uma super-quarta, isto é, dia de decisão monetária no Brasil e nos EUA. Para o FOMC, esperamos uma última alta de 25 bps, levando a taxa para faixa de 5-5,25% a,a. Em relação ao Copom, a expectativa do mercado é de manutenção da Selic em 13,75% a.a., mas com um comunicado mais suave, abrindo possibilidade para quedas em breve. 

No campo da política, os investidores aguardam a tramitação e possíveis mudanças na proposta do Arcabouço Fiscal . A análise do texto (PLP 93/2023) começou pela Câmara e tem o Deputado Cláudio Cajado (PP-BA) como relator. Arthur Lira, presidente da Casa, é do partido de Cajado, e se comprometeu com uma votação até o dia 10 de maio.

Ainda na pauta econômica, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), coordenador e relator do Grupo de Trabalho (GT) sobre a Reforma Tributária na Câmara, disse que pretende apresentar relatório em 16 de maio. Segundo o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a ideia é votar o texto ainda no primeiro semestre. 

O andamento dessas duas propostas no Congresso é de extrema importância para o Governo e para o mercado, por serem os principais focos de incerteza. Um arcabouço crível com uma reforma tributária que permita a melhora no ambiente de negócios brasileiro fazem parte do nosso cenário base. 

Ainda existem questões em aberto, mas os acontecimentos recentes corroboram a visão que já vínhamos antecipando. Por isso, em relação à alocação, mantivemos os percentuais inalterados. Reforçamos a importância da diversificação e a ótima relação de risco retorno da renda fixa hoje no Brasil.

Este material de divulgação foi elaborado pela Órama DTVM S.A.. A estratégia cima divulgada foi elaborada de acordo com o momento econômico e de mercado, congregando métricas de diversos tipos de risco, como aqueles calculados por prazo, modalidade de investimento, dentre outros, que podem mudar de tempos em tempos, inclusive a exclusivo critério da Órama. A estratégia disponibilizada não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira, assunção de riscos ou necessidades pessoais de um tipo de investidor em específico e não deve ser considerada para estes fins. Recomendamos o preenchimento do seu perfil de investidor antes da realização de investimentos, bem como que entre em contato com seu assessor para orientação com base em suas características e objetivos pessoais. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. O resultado da estratégia pode ser diferente e variar de acordo com os ativos alocados pelo investidor. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. AS RENTABILIDADES DIVULGADAS NÃO SÃO LÍQUIDAS DE IMPOSTOS E TAXAS DE ENTRADA, DE SAÍDA OU DE OUTRAS TAXAS, QUANDO APLICÁVEL. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Leia a lâmina de Informações essenciais dos fundos, se houver, e o regulamento antes de investir, bem como informações sobre quaisquer outros produtos, quando for o caso, no site www.orama. com.br. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 27/04/2023.
Compartilhe o post:

Posts Similares