Vendas no Varejo – Fev/2023

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As vendas no varejo restrito recuaram 0,1% em fevereiro na comparação mensal, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE. O resultado ficou próximo à mediana (-0,2%) das expectativas, que oscilavam entre -1,7% a +0,8%. Em relação a fevereiro de 2022, o índice apresentou alta de 1,0%. Nessa comparação, o mercado esperava uma alta de 0,7%, com intervalo entre -2,7% e 3,6%. Já, em 12 meses, o índice acumula 1,3%. 

Em relação às vendas no varejo ampliado, que agora incluem vendas de veículos, materiais de construção e atacado alimentício, avançaram 1,7% ante janeiro de 2023, dentro do intervalo das estimativas dos analistas, que variavam entre -0,1% e +3,1%, mas acima da mediana de 0,7%. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, as vendas caíram 0,2%, acima da mediana (-1,8%) porém dentro do intervalo das expectativas, que ia de -4,3% a +0,9%. 

Dentre as atividades, seis das oito apresentaram queda na comparação mensal. As contribuições negativas vieram dos grupos de: Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-10,4%), Tecidos, vestuário e calçados (-6,3%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,0%), Móveis e eletrodomésticos (-1,7%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,7%) e Combustíveis e lubrificantes (-0,3%). Os únicos grupos que apresentaram alta foram: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (1,4%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (4,7%). 

Dentre os grupos da PMC-A, o segmento de Veículos, motos, partes e peças cresceu 1,4%, ao passo que Material de construção recuou 2,0%. Com a reformulação da Pesquisa Mensal de Comércio a partir de 2023, o varejo ampliado inclui, agora, o segmento de atacado alimentício, nova atividade investigada. Não há, contudo, ainda divulgação de dados individuais para a série ajustada sazonalmente.

Na comparação com janeiro de 2022, seis das oito atividades recuaram. Do lado negativo,  Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-12,9%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-9,5%), Tecidos, vestuário e calçados (-9,2%), Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-4,5%), Móveis e eletrodomésticos (-1,9%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-0,7%). Já Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,0%) e Combustíveis e lubrificantes (19,7%) apresentaram alta no mês.

No varejo ampliado, registrou queda nas três atividades: Veículos, motos, partes e peças (-1,5%) e Material de Construção (-5,9%) e Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo (-9,5%).

A leitura fraca da PMC de fevereiro é reflexo da política monetária contracionista e reforça nosso cenário de desaceleração em 2023, com queda de 0,2% do PIB no primeiro trimestre. Para 2023, mantemos nossa projeção de 0,9%.

Alexandre Espirito Santo – Economista-Chefe
Eduarda Schmidt – Analista de Macroeconomia

Para ver as outros indicadores macroeconômicos, acesse nossas projeções.


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