Aspas dos Gestores – Abril de 2023

Compartilhe o post:

O Research de fundos da Órama reuniu no Aspas dos Gestores de setembro o comentário de 120 gestores de fundos de investimentos sobre os desafios dos fundos no mês de março e as perspectivas para o mês de abril.

O documento está ordenado por gestores, em ordem alfabética, e adaptado para navegar até comentário desejado através de um clique no nome da gestora.

Panorama Geral

Março foi um mês marcado por muita volatilidade aqui e no exterior. A expectativa acerca do novo arcabouço fiscal e as incertezas sobre o sistema bancário global dominaram os noticiários. 

A regra que limita os gastos públicos não foi apresentada antes da reunião do Copom, como era planejado inicialmente, e o investidor aguarda esse texto para conseguir olhar para um horizonte mais estendido. 

Lá fora, após a falência do Silicon Valley Bank (SVB), nos EUA, instaurou-se um temor mundial de possível contaminação para todo o sistema financeiro. O Fed agiu rapidamente, garantindo todos os depósitos, e não só os US$ 250 mil, assegurados pelo Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), equivalente americano do nosso Fundo Garantidor de Créditos (FGC). 

No entanto, o receio continuou com outros bancos, como o Credit Suisse, que também apresentaram fragilidades. Novamente, as autoridades monetárias e outras instituições financeiras agiram para evitar o contágio e maiores consequências. 

Em meio a essas tensões, os BCs em suas reuniões asseguraram que o sistema financeiro está sólido e resiliente e enfatizaram que a maior preocupação é em trazer a inflação de volta para a meta. Na Europa, o BCE subiu em 50 bps a taxa, enquanto no Reino Unido e nos EUA as autoridades aumentaram em 0,25 p.p.

Por aqui, o Copom manteve a Selic em 13,75%, como já era precificado pelo mercado. Apesar de um comunicado duro, o tom da Ata foi um pouco mais conciliador, destacando a importância de convergir a inflação e as expectativas, principalmente de longo prazo, de volta para a meta.

Para abril, o foco do mercado doméstico estava na apresentação e tramitação do novo arcabouço fiscal. Uma proposta crível era essencial para reduzir as expectativas de inflação, o que poderia aliviar a pressão sobre a política monetária. Contudo, antecipamos volatilidade ao longo do mês, conforme a negociação no Congresso for acontecendo.

Confira a lista completa de fundos de investimento disponíveis da Órama.


As informações aqui contidas são de caráter informativo, bem como não se trata de qualquer tipo de análise ou aconselhamento para a realização de investimento, não devendo ser utilizadas com esses propósitos, nem entendidas como tais. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. Os investimentos em fundos estão sujeitos a riscos específicos de mercado. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Leia o regulamento, o formulário de informações complementares e a lâmina de informações essenciais dos fundos antes de investir, disponíveis no site www.orama.com.br.

Compartilhe o post:

Posts Similares