Revisão de Selic – 15.03.2023

Compartilhe o post:

Revisão de Selic

No final do ano passado, nossa projeção para a taxa Selic, em dezembro de 2023, encontrava-se em 11,75%. No entanto, com as incertezas advindas de um início conturbado do atual governo, adotamos uma projeção mais conservadora, de cortes de 50 bps, ante 100 bps anteriores. Essas reduções estavam concentradas nas últimas duas reuniões do ano, fechando em 12,75%. 

Nesse momento, contudo, avaliamos que o cenário está mudando, uma vez que o governo está acenando ao mercado com mensagens de responsabilidade fiscal. Eventos como a reoneração dos combustíveis (têm efeito arrecadatório importante), mesmo que trazendo peso para inflação, foram vistos como sinalizações positivas ao mercado. 

A apresentação antecipada do novo arcabouço fiscal, com movimentos do governo que sugerem que a proposta dará a atenção devida à responsabilidade fiscal, (déficit primário, estabilização da dívida/PIB), indica que a nova regra tende a ser crível e palatável. Com a expectativa se concretizando, há alívio nas curvas de juros futuros, abrindo caminho para o Banco Central (BC) antecipar as reduções na taxa. 

Vale ressaltar, por oportuno, que o Copom não toma decisões baseado nas expectativas de uma proposta a ser aprovada, como mencionaram na última ata. Para a próxima reunião esperamos manutenção na taxa de juros em 13,75%. Em relação ao início dos cortes, entendemos que, após a divulgação da próxima ata, teremos mais pistas da sua efetiva trajetória, incluindo o timing

Com um cenário fiscal mais positivo, para o fim de 2023, revisamos nosso número de Selic de 12,75% para 12%.


Alexandre Espirito Santo – Economista-Chefe
Eduarda Schmidt – Analista de Macroeconomia

Revisão de Selic – 15.03.2023

Este material foi elaborado pela Órama DTVM S.A.. Este material não é uma recomendação e não pode ser considerado como tal. Recomendamos o preenchimento do seu perfil de investidor antes da realização de investimentos, bem como que entre em contato com seu assessor para orientação com base em suas características e objetivos pessoais. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 15/03/2023.
Compartilhe o post:

Posts Similares