Aspas dos Gestores – Março de 2023

Compartilhe o post:

O Research de fundos da Órama reuniu no Aspas dos Gestores de setembro o comentário de 131 gestores de fundos de investimentos sobre os desafios dos fundos no mês de fevereiro e as perspectivas para o mês de março.

O documento está ordenado por gestores, em ordem alfabética, e adaptado para navegar até comentário desejado através de um clique no nome da gestora.

Panorama Geral

Em fevereiro, o mês foi marcado pelas decisões de política monetária nas principais economias. Nos EUA, o FOMC subiu os juros em 25 bps, enquanto na Europa e no Reino Unido 50 bps, tudo dentro do que já estava precificado pelo mercado. 

No entanto, o que mais chamou atenção foram as falas acompanhadas das atas com tom hawkish que aumentaram a perspectiva de continuidade do aperto monetário. Principalmente nos EUA, onde o mercado acreditava que haveria um sinal de fim do ciclo, a mensagem pesou negativamente sobre os preços dos ativos. 

Por aqui, o Copom manteve a Selic em 13,75%, como já era antecipado. Contudo, o ruído provocado pelo próprio governo sobre uma possível mudança da meta de inflação na reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), do dia 16 de fevereiro, elevou a aversão ao risco. A meta não foi nem pauta do encontro, porém só a perspectiva de que o CMN e o BC podem mudar suas posturas frente à pressão política trouxe volatilidade aos ativos brasileiros. . 

As criptomoedas passaram por mais um mês de alta volatilidade. 

Para março, teremos novamente as decisões de juros dos EUA, Brasil e Europa. O Fed deve subir em 0,25 p.p. sua taxa na reunião do dia 15, de acordo com o CME Group. O Brasil segue com expectativa de manutenção, enquanto espera-se mais uma alta de 50 bps no bloco europeu. Mais uma vez, mais importante do que a definição da taxa, será a comunicação dos Bancos Centrais em relação à trajetória dos juros e as expectativas de inflação. 

Em Brasília, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco foram reeleitos para as presidências da Câmara e do Senado. Porém o comando das principais Comissões continua indefinido com PT e PL disputando poder. 

O foco do Congresso em março deverá ser a apresentação do arcabouço fiscal e o desenrolar do grupo de trabalho da reforma tributária. A equipe econômica sinalizou que a antecipação dessas pautas permitirá que os parlamentares tenham mais tempo para discutir os textos

O Projeto de Lei Complementar que irá substituir o Teto dos Gastos como pilar fiscal precisa ser simples e crível. Já para uma reforma tributária, o mercado irá analisar o impacto no rombo das contas públicas e o aumento na progressividade da tributação. No nosso cenário base, com a apresentação de ambos projetos ainda no primeiro semestre, é possível que tenhamos um melhor alinhamento das expectativas sobre os juros de longo prazo e o BC consiga já iniciar a redução dos juros ainda em 2023, com a Selic fechando dezembro em 12,75%.

Confira a lista completa de fundos de investimento disponíveis da Órama.


As informações aqui contidas são de caráter informativo, bem como não se trata de qualquer tipo de análise ou aconselhamento para a realização de investimento, não devendo ser utilizadas com esses propósitos, nem entendidas como tais. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. Os investimentos em fundos estão sujeitos a riscos específicos de mercado. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Leia o regulamento, o formulário de informações complementares e a lâmina de informações essenciais dos fundos antes de investir, disponíveis no site www.orama.com.br.

Compartilhe o post:

Posts Similares